Como estudar para concurso antes de o edital sair – Dicas

A maioria dos concurseiros começa a sua preparação quando o edital está publicado. Desse modo, eles podem ler exatamente o conteúdo solicitado e direcionar seus estudos, mas o problema é que o tempo entre a liberação do edital e a realização da prova pode ser curto, às vezes. Com isso, a preparação fica deficiente.

Devido a isso, começar os estudos antes de o edital sair é uma forma muito eficiente de estudar por mais tempo, de absorver mais conteúdo e ter mais oportunidades para sanar dúvidas que poderiam atrapalhar o desempenho na prova.

Como estudar antes de o edital sair

Abaixo serão colocadas algumas dicas importantes para que esse tipo de preparação dê resultado:

 

  • Procurar os editais mais recentes para o mesmo cargo. Quem deseja prestar um concurso para professor, por exemplo, pode procurar os órgãos que fizeram concurso para esse cargo recentemente e conferir quais são as matérias pedidas. Com isso, o indivíduo consegue absorver mais conteúdos específicos e, quando o edital sair, pode se concentrar nos conteúdos legislativos;
  • Fazer simulados: a realização de provas mais antigas possibilita ao concurseiro diagnosticar onde estão as suas principais deficiências. Além disso, aprende-se coisas interessantes fazendo simulados: quando uma resposta está errada, o estudante pode anotar qual é a certa e revisar depois;
  • Ter ritmo para estudar: muitos começam a preparação para os concursos com bastante ânimo, até estudando todos os dias. Entretanto, conforme passam os dias, passam a falhar com o cronograma até que a sua programação fica defasada. É fundamental estudar todos os dias, nem que seja por meia hora.

E o que fazer quando o edital sair?

A pessoa que começou sua preparação antes de o edital sair deve conferir o conteúdo solicitado e confrontar aquilo que já estudou com o que está faltando. Também deverá, como dito, dedicar tempo aos estudos do conteúdo legislativo; além de estar atentos a correções nesse conteúdo programático, coisa que as bancas organizadoras podem fazer a qualquer hora.


 




Comentar