Dicas

Como fazer seu plano de carreira?

A partir do momento que se quiser mudar de carreira a maioria das pessoas quer fazer algo que seja ligado a sua personalidade, apesar disto o medo de arriscar e toda a incerteza e a falta de qualificação são os principais obstáculos existentes.

O caminho para que se possa minimizar todos os riscos na hora de mudar de profissão é passar obrigatoriamente pelo plano de carreira. E o plano é fundamental para quem sente que já fica no rumo certo mas quer ter um melhor crescimento profissional.

O grande problema é que muitas pessoas não sabem por onde começar, e por isso confira algumas dicas que poderão lhe ajudar.

Como fazer seu plano de carreira

Se pergunte se você faz o que você gosta

Este é um ponto de partida, fazer o que se gosta é fundamental pois o trabalho poderá ficar mais leve e ser realizado com um maior prazer, o leque de alternativas é amplo quando se trata de escolher a carreira e que é possível ser bem remunerado em várias atividades.

Os pontos fortes e fracos, e os impactos dele na vida profissional devem também ser analisados

Ter toda a sua noção clara das habilidades e ainda todas as deficiências isto é outro ponto fundamental e que deverá ainda embasar os rumos profissionais a serem seguidos. Com isto um executivo que estiver trilhando, o caminho até a cadeira do diretor financeiro deverá se auto desenvolver neste tema caso perceba que tem fraqueza nas finanças.

E por outro lado um advogado que possa concluir que possui uma grande habilidade com assuntos tributários poderá decidir apostar neste tipo de ramo para toda a especialização de carreira existente.

Além disto Barbosa sugere ainda que a decisão possa ser pautada por uma boa análise aprofundada de oportunidades e ainda ameaças nas áreas que são desejadas. Com isto ele deverá avaliar fortes externos que poderão impactar em toda a sua atividade como as crises por exemplo no mercado.

E para quem quer assumir algum lugar na diretoria, é fundamental se investir em atividades de gestão de pessoas que irá aproximar todo o seu objetivo por exemplo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo