Como fazer um currículo que se destaca em 2021

Não existe dúvida de que a concorrência por empregos está ficando cada vez maior e, em 2021, tem-se uma estimativa de que 14,5% dos cidadãos brasileiros estão procurando por uma oportunidade.

Por isso, é fundamental que as pessoas aprendam como valorizar o seu currículo e fazer com que ele se destaque dentre os que são mandados todos os dias pelos seus concorrentes.

A boa notícia é que fazer um currículo que se destaca não é difícil, embora o trabalhador precise de um pouco de dedicação ao redigi-lo.

Primeiramente, uma boa formatação

O visual é a primeira coisa que o recrutador analisará e isso é involuntário: qualquer documento que esteja bagunçado acaba desviando a atenção do leitor e o conteúdo, mesmo que seja excelente, fica para depois.

Por isso, é fundamental garantir que o currículo tenha a formatação adequada, que inclui texto justificado e uso de Arial 12 como fonte.

Deve-se ter um padrão de espaço entre cada parte do currículo, como informações pessoais e experiência profissional.

Nunca se deve deixar todas as informações “amontoadas”: é importante que o documento seja agradável à vista e que esteja organizado, permitindo que o gestor localize fácil o que quer conferir.

Apostar o máximo em qualificação

Normalmente, as pessoas que fazem currículos querem focar nas experiências para mostrar que sabem desempenhar aquela função e essa é uma boa estratégia.

Todavia, muitas empresas têm a ideia de que podem ensinar os funcionários, desde que eles tenham conhecimento suficiente para isso. Nesse momento, valorizar a qualificação no currículo torna-se importante.

Colocar com clareza todos os cursos realizados é importante. Inclusive, atualizar o currículo com cursos gratuitos ou que tenham valor acessível também é uma estratégia que ajuda o trabalhador a se destacar.

Fazer uma boa carta de apresentação

A carta de apresentação costuma ser mais importante quando se faz candidaturas por e-mail ou em sites especializados. Gastar até 10 linhas para falar sobre sua trajetória profissional e o que se almeja pode demonstrar ao recrutador muito mais energia.