Dicas

Como fazer um currículo sem nunca ter trabalhado

O currículo trata-se da principal via de apresentação do profissional, mesmo para quem procura conseguir sua primeira oportunidade no mercado de trabalho. O documento é a forma mais rápida de apresentar-se ao empregador e convencê-lo de que você é o candidato certo para assumir a vaga oferecida.

Como é de se imaginar, os jovens entre 18 e 24 anos sofrem muito na hora de buscar o primeiro emprego. Em um cenário onde o desemprego tende a aumentar, a concorrência com pessoas experientes complica ainda mais a disputa.

Todavia, não há com o que se preocupar, uma vez que muitas companhias entendem a importância social de dar a oportunidade a jovens interessados e que estão preparados para ingressar no mercado de trabalho. Com tudo isso em mente, é hora de você saber como montar um currículo invejável mesmo não tendo nenhuma experiência trabalhista.

O que um currículo deve ter?

Antes de tudo, é preciso escolher as informações que você deseja incluir no seu currículo. Para te ajudar nisso, separamos algumas das principais qualidades apreciadas pelo mercado de trabalho. Assim, você pode identificar qual delas mais se encaixam na sua personalidade e competências:

  • 1. Participação em eventos acadêmicos;
  • 2. Domínio de línguas estrangeiras;
  • 3. Participação em programas voluntários;
  • 4. Bolsas e atividades de pesquisa de iniciação científica;
  • 5. Qualificações técnicas relevantes para a vaga (saber mexer em softwares específicos, como Excel e Word, por exemplo).

Além disso, outro ponto crucial para elaboração de um currículo simples e objetivo é conhecer a si mesmo, sua trajetória e habilidades. Neste segundo passo, é preciso saber selecionar e resumir as informações coletadas. Portanto, atente-se a estas dicas:

  • 1. Em hipótese alguma inclua informações falsas;
  • 2. Estude sobre a companhia onde deseja trabalhar e ajuste as informações de acordo com o perfil do lugar;
  • 3. Não exagere no volume de informação. Para quem não possui experiência, um currículo de uma página já o suficiente;
  • 4. O uso excessivo de elementos gráficos (fotos, bordas, efeitos em fontes) pode mais atrapalhar do que ajudar;
  • 5. Preste muita atenção aos erros de português (concordância e grafia das palavras). Este tipo de erro pode causar uma má impressão logo de cara.

O que destacar no currículo se nunca trabalhei?

Para conquistar a tão sonhada oportunidade de emprego mesmo não tendo experiência, é preciso demonstrar que você está preparado para assumir aquela função. Uma boa dica é informar todas as suas características construídas ao longo da vida, como seus estudos e habilidades — mas sem muito exagero e destacando o que pode ser um diferencial para a vaga almejada.

Além disso, algumas experiências voluntárias também agregam muito para demonstrar sua disposição e vontade em participar de projetos coletivos, dando a entender que você deseja colocar em prática os seus conhecimentos. É importante ter em mente que criar um bom currículo mesmo sem nunca ter trabalhado não tem segredo, basta estruturar o documento com atenção.

Bruno Gama

Jornalista do Vagas Abertas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo