Dicas

Como funciona o trabalho home office para o trabalhador CLT?

Com o trabalho do tipo homeoffice ganhando cada vez mais espaço, muitas pessoas começaram a notar que não é preciso ser freelancer para usar essa modalidade de serviço: diversos trabalhadores CLT também podem desempenhar as suas tarefas fora da empresa, de forma remota.

Por isso, vale compreender melhor como esse trabalhador CLT pode fazer homeoffice, se as suas responsabilidades mudam e, principalmente, se o seu vínculo com a empresa e os seus direitos trabalhistas são afetados de alguma forma.

Salário continua o mesmo, assim como os benefícios

O trabalhador que faz homeoffice recebe salários da mesma forma que o trabalhador que faz o seu expediente na empresa. Além disso, sendo CLT, o empregador é obrigado a respeitar o piso salarial já pré-estabelecido, ou seja, ninguém deve receber salário defasado por estar trabalhando de casa.

Os direitos trabalhistas comuns do CLT também valem para os adeptos do homeoffice, ou seja, esses funcionários seguem recebendo pelo seu fim de semana, recolhimento de fundo de garantia, pagamento de décimo terceiro, etc.

Como é feito o controle de jornada

Não é porque o funcionário está fazendo homeoffice que ele não cumprirá a carga de trabalho correspondente à sua função. Isso porque existem diversos programas de computador e aplicativos que ajudam a empresa a controlar se o seu funcionário está mesmo trabalhando à distância.

Normalmente, esse funcionário tem de fazer um login para iniciar e para finalizar o horário do seu expediente. Por exemplo: se ele trabalha 8 horas por dia e seu expediente começa às 7h da manhã, ele precisa fazer o login no sistema nesse horário. Como se percebe, trata-se de uma espécie de relógio de ponto.

Funcionário pode precisar comparecer à empresa de vez em quando

Em alguns casos, a empresa pode solicitar que o funcionário que faz homeoffice vá para o escritório, fábrica ou outra instalação periodicamente, em especial para participar de reuniões, treinamentos e outras situações especiais.

Importante lembrar que o não comparecimento do funcionário homeoffice quando a empresa solicitar resulta em desconto.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo