Como identificar uma pirâmide e não cair em golpe

Muitos brasileiros procuram por um meio de ganhar dinheiro extra e, nessas horas, é bem comum que eles encontrem o sistema de pirâmide financeira, que é uma forma muito comum de fraude. As perdas para quem cai nesse tipo de golpe são tanto emocionais quanto econômicas e, neste artigo, será mostrado como identificar uma pirâmide e fugir desse tipo de esquema.

Como funciona o golpe da pirâmide

O golpe da pirâmide financeira ocorre quando, para alguém participar de determinado negócio, é obrigado a indicar mais participantes. Geralmente, é apresentado ao indivíduo enganado um negócio com imensos lucros e a possibilidade até mesmo de ficar rico. Contudo, é necessário “trazer novos empreendedores” para conseguir mais vantagens.

Como as pessoas que entram no “empreendimento” precisam fazer um investimento inicial, quanto mais gente for “conquistada”, mais larga ficará a base da pirâmide e mais lucro ilegal é obtido.

Golpe da pirâmide – que tipo de crime é?

As pessoas que praticam a pirâmide financeira podem ser presas, pois trata-se de um crime contra a economia popular. O tempo na cadeia pode variar entre 2 e 12 anos e destaca-se que, geralmente, a pessoa denunciada ao Ministério Público é a “dona” do esquema de fraude.

Uma pessoa que entrou no esquema financeiro de modo ignorante não costuma ser denunciada, ainda que tenha feito com que mais pessoas fossem lesadas.

Como identificar uma pirâmide e não cair em golpe

Ficando atento a certos detalhes, certamente, impedirá que o empreendedor seja enganado pelo golpe da pirâmide financeira. Deve-se recuar do negócio caso:

 

  • Quando há promessas de ganhos muito altos, como carro do último ano;
  • Quando o empreendedor precisa indicar novas pessoas para participar, com a promessa de que isso aumentará os seus lucros;
  • Quando a pessoa que está explicando o negócio usa termos como “tempo limitado”. Provavelmente, ela quer convencer o interlocutor porque também precisa cumprir metas de indicação para ganhar mais vantagens

 

Se houver suspeitas de que determinado empreendimento é uma pirâmide financeira, é importante contatar logo a polícia.






Comentar