Dicas

Como listar Defeitos e Qualidades em uma entrevista de Emprego?

A entrevista de emprego sempre é um momento tenso para as pessoas que estão sendo questionadas. Afinal de contas, se elas estão ali, é porque realmente estão atrás de uma oportunidade de trabalho. A grande maioria da população depende de um emprego para conseguir sobreviver, portanto é um momento onde a pessoa acaba colocando uma grande expectativa.

Geralmente, as pessoas que chegam no momento da entrevista já passaram por uma série de outras etapas posteriores no processo de seleção. Este é o momento que o selecionador quer entender realmente quem é aquela pessoa que está diante dele. Para isso, são feitas diversas perguntas e respostas, sendo que algumas delas acabam se tornando presentes na grande maioria das entrevistas de emprego.

Como listar Defeitos e Qualidades em uma entrevista de Emprego

Liste seus defeitos e Qualidades

A maioria dos que estão sabatinando pedem para que os entrevistados listem suas próprias qualidades e também os seus próprios defeitos. Esta pode ser uma armadilha, pois o que o entrevistado deseja ouvir não é realmente os defeitos e as qualidades, mas sim analisar a forma como isso será colocado diante da entrevista.

A tendência dos candidatos é acabarem citando suas qualidades como se fossem defeitos, como a tradicional “meu defeito é ser muito perfeccionista”. E este acaba sendo um erro que a maioria das pessoas acabam caindo. O entrevistador sabe que todo mundo tem defeitos  e que quando não os cita durante a entrevista, é sinal de que pode estar escondendo alguma coisa que poderá vir a se tornar um problema para a empresa.

Portanto, neste caso, o ideal sempre é apostar em uma resposta honesta e também verdadeira. É preciso apontar determinados erros como se fossem problemas que são reconhecidos pelo entrevistado e que tentarão ser resolvidos durante a sua passagem pela empresa.

Além disso, o entrevistado sempre gosta de ouvir soluções para os problemas levantados. Portanto, ao apontar um defeito, é interessante sempre deixar claro que sabe que possui este problema e apontar ações que estão sendo tomadas para corrigi-lo. Nunca esqueça que cada entrevista apresenta suas particularidades, portanto é importante que o candidato também saiba entender o que está sendo pedido e analisado no momento.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo