Modelos de CurrículosDicas

Como montar um currículo atrativo em 2024: novo modelo

Montar um bom currículo (CV) é fundamental para quem está buscando um novo emprego ou deseja mudar de carreira. O documento ajuda os profissionais a chamarem a atenção do RH e se destacarem no processo seletivo. Sendo assim, é crucial montá-lo com todo cuidado e atenção.

Para te ajudar nessa empreitada, separamos um breve guia de como personalizar o seu CV, quais informações precisam estar presentes e algumas dicas de como montar e formatar um currículo invejável. Dito isso, siga a leitura até o fim.

Informações essenciais em um CV

Como você já deve imaginar, o currículo profissional é um resumo que reúne todas as experiências, qualificações e habilidades de um indivíduo. O documento funciona como uma apresentação da pessoa para que os recrutadores saibam um pouco de sua trajetória no mercado de trabalho.

O currículo é amplamente utilizado no processo seletivo, servindo como um cartão de visitas. É por meio dele que o RH entenderá se o candidato combina ou não com a vaga oferecida pelo empregador, direcionando-o para as próximas etapas da seletiva.

Portanto, saber como montar um bom currículo é crucial para que você se destaque nos processos seletivos. Entretanto, é comum que os profissionais fiquem confusos sobre quais informações adicionar no documento e o que é desnecessário. Sendo assim, a seguir, listamos os principais elementos que devem constar no seu CV:

  • 1. Dados pessoais: nome completo, idade, estado civil, telefone e e-mail de contato atualizados;
  • 2. Objetivo profissional: cargo e área a qual pretende se candidatar;
  • 3. Experiência profissional: empresas em que já trabalhou, seguidas de cargo, responsabilidades e tempo trabalhado;
  • 4. Formação acadêmica: grau de escolaridade, nome da instituição de ensino, curso e data de início e término;
  • 5. Cursos complementares: cursos livres, técnicos e especializações realizadas pelo candidato;
  • 6. Habilidades e competências: soft e hard skills que podem contribuir para a vaga pleiteada.

Formatação ideal

O currículo deve ser formatado em seções e subseções para facilitar a leitura e a compreensão de quem o lê. Vale frisar que os recrutadores analisam uma quantidade gigantesca de CVs a cada vaga e, por conta disso, muitas vezes, essa análise é feita de forma dinâmica.

Logo, para facilitar a leitura, escolha um modelo que use blocos de texto, divididos de acordo com o assunto. Dessa forma, você pode definir seções do currículo para as experiências profissionais, outras para cursos e formações e assim por diante.

No que diz respeito a descrição das experiências profissionais, elas devem ser escritas de forma clara e convincente, da mais recente para a mais antiga, além claro de serem verdadeiras. Caso opte por colocar as responsabilidades e atividades de cada experiência, busque ser objetivo e sucinto, para que o documento não fique muito extenso.

Neste sentido, o CV deve ter, no máximo, duas páginas, com todas as informações passadas de forma objetiva e clara. Assim, você pode incluir apenas as experiências mais recentes ou que estejam relacionadas à vaga de seu interesse. Dessa forma, o currículo ficará mais enxuto e bem direcionado.

Bruno Gama

Jornalista do Vagas Abertas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo