DicasModelos de Currículos

Como montar um currículo para quem nunca trabalhou

O currículo (CV), como bem sabemos, é a principal via de apresentação do profissional, mesmo para quem procura sua primeira experiência no mercado de trabalho. O documento é a forma mais rápida de se apresentar ao empregador e convencê-lo de que você é o candidato ideal para preencher a vaga disponível.

Devido a grande competitividade, os jovens entre 18 e 24 anos costumam sofrer na busca pelo primeiro emprego. Cenário este que é agravado pelo desemprego, fazendo com que a disputa com profissionais mais experientes fique ainda mais complicada.

Porém, nem tudo está perdido, tendo em mente que inúmeras empresas sabem a importância social de conceder a primeira oportunidade para os candidatos mais jovens. Todavia, trata-se de um desafio e tanto. A boa notícia é que existem qualidades muito apreciadas no mercado de trabalho que vão além de um currículo recheado de experiências profissionais.

Ter um bom estágio ou então participar de muitas atividades extracurriculares podem ser bem vistas pelos empregadores. O segredo é saber expressar no papel todas as suas habilidades relevantes para o cargo. Para isso, é crucial saber montar um currículo objetivo, bem estruturado e que represente quem você é, com o que gosta de trabalhar e quais são suas competências.

Como elaborar um CV sem nunca ter trabalhado?

Caso não possua experiência em carteira assinada, será preciso demonstrar que tem outras qualidades. No entanto, é preciso ter cuidado, tendo em mente que o documento é o seu cartão de apresentação para o empregador. É muito comum se deparar com candidatos que perderam a chance logo na primeira etapa por não terem conseguido montar um currículo simples e objetivo.

Em outras palavras, não é necessário um modelo rebuscado, cheio de cores, para chamar a atenção. A companhia está interessada em seus serviços e não quer perder tempo com um amontoado de informações. Logo, antes de colocar a mão na massa, escolha os dados que você deseja incluir no currículo. Abaixo, veja as principais qualidades apreciadas pelo mercado de trabalho e identifique quais delas se encaixam no seu perfil:

  • 1. Participação em eventos acadêmicos;
  • 2. Domínio de línguas estrangeiras, como o inglês;
  • 3. Participação em programas voluntários;
  • 4. Bolsas e atividades de pesquisa de iniciação científica;
  • 5. Qualificações técnicas relevantes para a vaga.

Dicas para um currículo simples e objetivo

O primeiro passo é conhecer a si mesmo, sua trajetória e habilidades. Já o segundo envolve saber selecionar e resumir as informações coletadas. Portanto, é fundamental:

  • 1. Nunca mentir sobre suas “experiências” e competências;
  • 2. Conhecer bem a empresa onde deseja trabalhar e ajustar as informações de acordo com o perfil do lugar;
  • 3. Não exagerar no volume de informação. Para quem não tem experiência, o ideal é um CV de apenas uma página;
  • 4. Não utilizar elementos gráficos (fotos, bordas, efeitos em fontes), tendo em vista que isso pode mais te atrapalhar do que ajudar;
  • 5. Atente-se aos erros de português, como concordância e grafia das palavras. Caso contrário, isso pode causar uma má impressão logo de cara.

Bruno Gama

Jornalista do Vagas Abertas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo