NotíciasModelos de Currículos

Como montar um currículo para vaga de analista de dados

Como bem sabemos, em um mundo globalizado e marcado pela interconectividade, o analista de dados se faz um profissional cada vez mais requisitado. Diante deste cenário, grandes companhias já entenderam o valor de ter em seu corpo empregatício colaboradores especialistas em analisar dados e otimizar os resultados empresariais.

Em 2024, o mercado de trabalho para analistas de dados estará aquecido e, por conta disso, é preciso se preparar para conseguir um emprego na área. Mas antes de começar a procurar por vagas, é importante ter um ótimo currículo.

Criar um currículo de analista de dados não é muito difícil. Apesar das seções importantes, seguindo as nossas dicas e usufruindo de ferramentas adequadas, será possível montar um currículo invejável dentro de alguns minutos.

Montagem do documento

A ciência de dados é um ramo relativamente novo, tendo surgido após a popularização dos computadores e redes de comunicação. Sendo assim, é pouco comum encontrar anúncios de vagas e companhias que buscam analistas de dados experientes. O que grandes empresas do setor costumam buscar são profissionais aplicados e que estão em constante evolução, uma vez que a ciência de dados cresce rapidamente.

Portanto, seu currículo como analista de dados deve focar em todos esses aspectos, visando conseguir um bom retorno dos empregadores. A melhor maneira de fazer isso é por meio de um modelo pronto. Vale lembrar que em todo currículo de analista de dados essas partes são fundamentais, tendo em vista que agregam valor ao seu documento e facilitam o processo de escolhas do recrutador.

Além de se certificar de que todas as seções devem estar no seu currículo, você pode incrementá-lo com as seguintes dicas:

  • 1. Crie currículos específicos, adaptados de acordo com cada vaga;
  • 2. Usar palavras-chave da vaga, facilitando a leitura do sistema de rastreamento;
  • 3. Personalizar o título conforme as características buscadas pela companhia;
  • 4. Insira dados e características que dialoguem com os requisitos da vaga.

O que colocar no currículo de analista de dados?

A forma como seu documento apresentará as informações sobre você é tão importante quanto o conteúdo que ele carregará. Pensar no formato do seu currículo é sua tarefa também. Ao todo, existem três formatos muito bem vistos. São eles:

  • 1. Formato cronológico reverso

Esse é o formato padrão, convencional, usado por quase todos os candidatos. Nele a experiência ganha destaque, com a inserção dos dados das companhias em ordem cronológica reversa, da última para a primeira.

  • 2. Formato currículo funcional

Neste caso, as suas habilidades e a sua formação ganham mais destaque do que a experiência. Ele é o formato ideal para quem busca o primeiro emprego e sofre com a falta de conteúdo de histórico profissional para inserir.

  • 3. Formato currículo combinado ou misto

Como o próprio nome indica, esse formato é uma mistura entre o reverso e funcional. Por criar um equilíbrio entre experiência profissional e histórico educacional, o formato combinado é o preferido pelas companhias.

Bruno Gama

Jornalista do Vagas Abertas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo