Dicas

Como motivar uma equipe e liderar – Dicas

A rotina empresarial pode ser mentalmente e fisicamente estafante, podendo colocar em risco a produtividade dos funcionários e consequentemente colocando a empresa em risco, devido a isso, a postura de motivar os funcionários vem se tornando uma variante positiva para as empresas e para o ambiente de trabalho.

A virtude que deve se destacar em um gestor ou supervisor é a positividade, pois este carisma natural poderá ser a chave para a motivação das equipes atuantes. Esta positividade poderá ainda manter as relações entre os funcionários tranquila e agradável, contribuindo para um ambiente amigável e com qualidade.

Como motivar uma equipe e liderar – Dicas 01

Como motivar uma equipe e liderar – Dicas

Muitos gestores tendem a confundir metas com motivação, criando a falsa ilusão de que ao cumprir com sua meta, o funcionário ficará satisfeito em ser gratificado, no entanto, a valorização está mais ligada com a motivação do que com as metas, dito isso, leia a seguir algumas dicas de como motivar e liderar uma equipe:

1 – O conceito sobre erro não deve ser somente relacionado a prejuízos, mas também ao conceito de que erros geram aprendizados. Compreender os motivos pelos quais os funcionários erram em suas funções poderá tornar o ambiente de trabalho mais agradável e motivar o funcionário a ver de forma positiva os seus erros e assim aprender com eles, ou ainda, raciocinar com mais cuidado as suas ações.

2- O reconhecimento é muito valorizado nas relações interpessoais, e dentro do ambiente empresarial não deve ser diferente. Reconhecer sugestões criativas, trabalhos que se destacam do esperado ou ainda serviços que foram entregues muito antes do prazo poderá motivar o funcionário a ter sempre esta postura de qualidade.

3- Ser um líder não é sinônimo de ser um ditador e também não deve ser confundido como um monge em extremo oposto. O líder sabe avaliar as situações, agir de forma democrática e motivadora, além de conduzir os seus liderados a autonomia. A maior recompensa de um líder é observar que seus liderados estão se destacando na empresa, tornando perceptível o reflexo de uma boa liderança;

Redação Vagas Abertas

Coordenação de jornalismo do Vagas Abertas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo