ConcursosDicas

Como passar em concurso com 13 dicas infalíveis que todos deveriam seguir

É inegável que milhões de pessoas sonham em ter um cargo estável e, de quebra, receber muito bem para exercer sua função. Neste sentido, o desejo pode ser realizado caso o cidadão ingresse no serviço público. Porém, como é de se imaginar, os processos seletivos são bem concorridos, exigindo um esforço muito maior do candidato para assegurar a tão sonhada vaga.

Pensando nisso, nesta matéria, vamos te mostrar como os estudos, a produtividade e a escolha de um bom material podem fazer toda a diferença na hora de se preparar para um certame. Para isso, separamos 13 dicas infalíveis para se sair bem em concursos públicos. Confira.

Dicas para ser aprovado em processos seletivos

  • 1. Seja focado

O erro mais comum para quem almeja entender como passar em concurso público é atirar para todos os lados, sem critério e disciplina, priorizando a quantidade em detrimento da qualidade. Geralmente, quem costuma se comportar dessa forma acredita que, ao fazer todo tipo de concurso, as possibilidades de passar em algum aumentam.

Porém, isso não chega a ser uma realidade concreta. Logo, um dos primeiros passos para se dar bem em concursos públicos é decidir em qual área você deseja trabalhar e, a partir daí, ter foco em estudar apenas o que for preciso para passar neste tipo de certame.

  • 2. Crie o hábito de estudar

Pode até parecer algo redundante, mas se dedicar aos estudos é a única maneira de conquistar a vaga. Para muitas pessoas, no entanto, a rotina de estudos ficou na época da escola ou faculdade e é muito difícil retomá-la. Por isso, é fundamental separar uma parte do seu dia para estudar e, consequentemente, incorporar o aprendizado no seu dia a dia.

  • 3. Seja realista

Não adianta querer estudar quatro horas por dia para um concurso se você não tiver quatro horas disponíveis. Na hora de planejar o cronograma, procure ser realista e se programar para o tempo de estudo que você realmente possui, tendo em vista que estudar todos os dias 20 minutos ou meia hora é mais efetivo para construir um hábito do que estudar 3 horas seguidas em dias picados.

  • 4. Aproveito todos os momentos

Sempre que tiver um tempinho livre em meio a rotina, aproveite para estudar, mesmo que seja por um breve momento. Para isso, tenha o hábito de manter livros sobre concursos públicos baixados no seu smartphone ou materiais específicos, como apostilas e documentos de revisão. Dessa forma, é possível ler um pouco na fila do banco, assistir uma vídeo-aula no ônibus e, quando parar para notar, já estudou tudo o que precisava naquele dia.

  • 5. Elabore um cronograma de estudos

Organizar as matérias que você deve estudar para o certame no tempo livre é fundamental e, portanto, será preciso elaborar um cronograma. Revise-o todas as semanas para saber se está conseguindo vencer as matérias e reorganize-o quando for necessário.

  • 6. Organize seu ambiente

Estudar em um ambiente organizado também é de suma importância para ser aprovado em um concurso público, pois isso faz toda a diferença na sua preparação. O local ideal para os estudos é calmo, com uma boa iluminação e sem muitos ruídos que possam atrapalhá-lo. Caso não seja possível fazer isso em casa, procure uma biblioteca e confira se ela possui salas de estudo. Estes espaços costumam ser bem silenciosos e pouco movimentados.

  • 7. Aprimore sua produtividade

Ser mais produtivo significa estudar mais em menos tempo. Em outras palavras, quanto mais produtivo você for, menos tempo precisa estudar para atender as matérias necessárias. Assim como as outras dicas, a produtividade figura como fundamental para a tão sonhada aprovação.

  • 8. Trabalhe sua concentração

Ficar concentrado em uma tarefa nem sempre é fácil. Às vezes, mesmo eliminando todas as distrações, como o celular e as notificações das redes sociais, não conseguimos nos manter totalmente concentrados no que é preciso fazer. Sendo assim, além de deixar seus aparelhos eletrônicos de lado, você pode tentar algumas técnicas para ter mais concentração.

  • 9. Evite procrastinar

Essa dica é essencial para quem almeja se dar bem em concursos públicos, uma vez que a procrastinação pode lhe prejudicar de várias formas, como aumentar a ansiedade e diminuir a disposição para continuar com seu cronograma de estudos. Vale lembrar que manter o cronograma em dia vai ajudá-lo a se manter focado e melhorar cada vez mais a sua produtividade, trazendo mais motivação para estudar e afastando de vez a preguiça.

  • 10. Faça pausas

O descanso é fundamental. Afinal, estar descansado melhora nossa motivação, concentração e humor. Enquanto estiver estudando, faça pausas estratégicas para se alongar, caminhar pela casa, ir ao banheiro, comer alguma coisa ou realizar qualquer outra atividade. Além disso, procure dormir o suficiente na maioria dos dias. Faça da sua cama um lugar aconchegante e acolhedor para quando você estiver cansado de estudar.

  • 11. Descubra seu horário ideal

É bem verdade que muitas pessoas funcionam melhor pela manhã, enquanto outras se sentem indispostas e de mau-humor durante as primeiras horas do dia. Independentemente de sua preferência, procure o melhor horário para estudar, pois isso pode te ajudar a melhorar sua produtividade.

  • 12. Cuide de sua saúde

Alimentar-se bem, praticar exercícios e evitar exageros não apenas preserva a sua saúde, como também aumenta a sua produtividade nos estudos. Quando você se alimenta de coisas nutritivas e mantém o corpo em movimento, é possível sentir-se mais disposto e cheio de energia, duas sensações essenciais para quem precisa estudar bastante.

  • 13. Tenha um bom método de estudo

Por fim, mas não menos importante, um dos principais hábitos para deslanchar nas seletivas é ter um excelente método de estudo, sendo este o principal diferencial entre os candidatos. Vale frisar que não existe uma fórmula exata, sendo preciso escolher aquele que mais se encaixa com seu perfil.

Bruno Gama

Jornalista do Vagas Abertas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo