Dicas

Como procurar trabalho mesmo estando empregado

Muitas pessoas estão insatisfeitas com a função profissional que desempenham, com o ambiente do seu emprego, com o salário e outros quesitos. Devido a isso, elas precisam procurar novo trabalho enquanto ainda estão empregadas e a conduta adequada em casos assim pode gerar dúvidas.

Não é errado que o profissional queira mudar de empresa: pode ser uma necessidade por causa do momento na carreira ou mesmo pelo bem-estar do trabalhador. No entanto, deve-se evitar conflitos com o atual chefe e colegas.

Não contar para ninguém

Mesmo que a pessoa tenha um grande amigo no seu local de trabalho, nunca se sabe até que ponto ele é confiável e é possível que terceiros escutem a conversa. Por isso, indica-se não contar a ninguém a respeito da intenção de mudar de emprego: no momento em que isso for comunicado ao chefe, passa a ser de conhecimento de outros funcionários também.

Não relaxar com o trabalho atual para procurar por um novo

O emprego atual (a não ser em caso de aviso prévio ou de circunstâncias nas quais seja inevitável a demissão) é sempre a prioridade; afinal, é ele que o trabalhador efetivamente tem. Sendo assim, não se deve faltar ao emprego para participar de entrevistas em outro lugar e nem mesmo usar o expediente para enviar currículos e fazer contatos desse tipo.

Deixar claro ao entrevistador que se quer trocar de emprego

Quando a pessoa consegue uma entrevista de trabalho, ela precisa dizer ao entrevistador que já está empregada em outro lugar, mas deseja sair. Isso é essencial para que o gestor, caso decida contratar, entenda que pode haver aviso prévio a cumprir ou outras burocracias referentes ao desligamento do profissional.

É normal que esse entrevistador pergunte o motivo pelo qual a pessoa está procurando outro emprego e é indicado não criticar o trabalho atual. As melhores respostas são a incompatibilidade de ideais, a falta de desafios, problemas financeiros que a empresa tenha no momento, interesse em trabalhar especificamente no lugar onde se faz a entrevista, etc.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo