Dicas

Como reclamar no Procon – Documentos, Telefones

Se você em algum momento já teve uma série de problemas com serviços ou produtos e querem reclamar seus direitos, o primeiro passo é apenas procurar quem vendeu o produto para você. É importante que você tenha em mãos todos os dados dos produtos e documentos que são relacionados as compras ou mesmo contrato de prestações de serviços. Caso existam possibilidades de se fazer a reclamação, procure fazer por escrito e ainda solicite a empresa que possa protocolar uma cópia de sua reclamação.

Se a empresa não oferecer uma solução que seja amigável para você, os consumidores deverão ainda procurar aos órgãos de defesa do consumidor da sua cidade como por exemplo o Procon.

Como realizar a reclamação do Procon

Como reclamar no Procon

Para realizar a reclamação junto do Procon, é importante se levar informações como por exemplo o nome, endereço, CGC da empresa, e ainda telefone do fornecedor, notas fiscais, pedidos, contratos e ainda uma série de detalhes do produto que você puder reclamados. Este órgão irá fornecer para você todas as orientações necessárias analisando o caso e ainda convocando as partes para que exista um possível acordo. O atendimento que é realizado através do procon é totalmente gratuito.

No estado de São Paulo o Procon por exemplo atende diversas agências do Poupatempo Sé, Itaquera, e Santo Amaro. Através do site www.procon.sp.gov.br/categoria.asp?id=209 é possível se ter acesso a todos os endereços relativos ao procon do estado de São Paulo. Para saber o mais próximo de sua casa, o atendimento telefônico deverá ser realizado através do telefone 151.

Além do procon, é possível que o consumidor possa reclamar juntamente com a agência reguladora do setor, isto deve sim ser feito, porém sempre depois de se procurar as soluções juntamente as próprias empresas.

Através do site www.portaldoconsumidor.gov.br também é possível se visualizar uma série de informações e reclamações, para que se possa dirigir as reclamações, procure escolher nos ícones do site o assunto desejado. O site irá lhe direcionar corretamente a todas as informações relativas aos serviços e com isto você certamente irá resolver o seu problema.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo