Programas sociais

Como saber se tenho direito ao Auxílio Gás pelo CPF?

O Auxílio Gás, também conhecido como Vale-Gás, é um programa assistencial do Governo Federal destinado para famílias que vivem linha de pobreza e extrema pobreza, sendo liberado bimestralmente, isto é, a cada dois meses.

Para conferir se você tem direito ao benefício, é possível realizar a consulta do Auxílio Gás utilizando o número do seu CPF, inserindo o documento nos aplicativos do Bolsa Família, Caixa Tem ou ligando para a Central de Atendimento da Caixa Econômica Federal (CEF). Nesta matéria, você confere todos os detalhes sobre o Vale-Gás, como solicitá-lo e quem pode ser contemplado. Dito isso, siga a leitura até o fim.

Como saber se eu posso receber o Auxílio Gás?

Para ser contemplado pelo depósito, é preciso estar cadastrado e aprovado no benefício. Sendo assim, podem solicitar o Vale-Gás as famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que com renda familiar mensal de até meio salário mínimo (R$ 660) por pessoa.

O registro no CadÚnico é um passo obrigatório, mas não garante que o auxílio seja automaticamente concedido. Outro ponto que vale mencionar é que o Auxílio gás pode ser acumulado com outros benefícios do Bolsa Família.

Consulta pelo CPF

Estando em dia com os critérios mencionados acima, o beneficiário pode conferir a situação do Auxílio Gás sem precisar sair de casa. Isso porque é possível realizar a consulta do Vale-Gás pelo CPF ou pelo Número de Identificação Social (NIS), por meio de diversas plataformas ligadas ao Bolsa Família. Veja quais são elas a seguir:

Aplicativo Caixa Tem

  • 1. O aplicativo (disponível para Android e iOS) da Caixa facilita o acesso dos brasileiros a serviços sociais e transações bancários;
  • 2. Ao fazer o login utilizando o seu número de CPF e senha cadastrada, basta clicar em “Extrato” e buscar pela opção “Auxílio Gás”.

Aplicativo do Bolsa Família

  • 1. O app do Bolsa Família (disponível para Android e iOS) é exclusivo para os beneficiários do programa social;
  • 2. Ao acessá-lo pelo CPF, é possível escolher entre inserir a senha usada na conta do Gov.br ou a mesma do app do Caixa Tem;
  • 3. Na página inicial, procure pela guia “Benefícios” para conferir os valores disponíveis.

Atendimento via CEF

Quem não tiver acesso aos aplicativos listados pode consultar a situação do Vale-Gás ligando para a Central de Atendimento da Caixa pelo telefone 111. A ligação é completamente gratuita.

De quanto é o repasse do benefício?

O valor do Auxílio Gás gira em torno de R$ 110, mas o valor exato pode variar um pouco, tendo em vista que o cálculo do Vale-Gás é baseado no preço médio do botijão de de 13 quilo de gás de cozinha, divulgado mensalmente pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Bruno Gama

Jornalista do Vagas Abertas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo