Como sacar FGTS Contas Ativas 2019 – Novas Regras

No final do mês de julho de 2019, o governo do presidente Jair Bolsonaro instituiu regras novas para sacar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Metade dessas regras será aplicada já este ano, enquanto a outra metade começará a funcionar em 2020.

Na prática, a mudança que mais influenciará os cidadãos será a do próximo ano, pois ela permitirá que os trabalhadores usem mais vezes o seu FGTS. No aspecto econômico, isso significará mais aceleração, ou seja, mais dívidas pagas, mais investimentos e mas compras por parte do cidadão.

Saque de contas ativas do FGTS – dois novos modos

Já em setembro de 2019, será liberado até R$ 500,00 para absolutamente todos os trabalhadores que tenham saldo no fundo de garantia. Se correntista da Caixa Econômica Federal (especificamente usuário da poupança), o cidadão poderá solicitar o depósito nessa conta.

As outras pessoas terão de levar à agência da Caixa a sua carteira de trabalho, o documento oficial de identidade com foto e o número PIS/PASEP. Cabe salientar que não importa qual seja o saldo de FGTS que o cidadão tenha: ele só poderá retirar até R$ 500,00.

A partir de 2020, começará a funcionar o saque-aniversário, ou seja, o cidadão terá direito a sacar uma porcentagem do fundo de garantia todo ano, no seu aniversário. A quantidade que essa pessoa poderá sacar deverá ser consultada na Caixa Econômica, valendo adiantar que essa porcentagem é proporcional ao saldo: quanto mais saldo acumulado, maior será o saque máximo.

A pessoa que desejar o saque-aniversário terá de contatar a Caixa Econômica ano que vem para aderir, mas é preciso pensar bem: quem opta por essa forma de saque tem de permanecer nela por dois anos.

Outros saques de FGTS continuam em vigor

As regras de fundo de garantia com as quais os brasileiros estão acostumados continuam em vigor, ou seja, pode-se retirar o FGTS em caso de aposentadoria, de necessidade pessoal urgente, demissão sem justa causa, doença terminal dentre os dependentes e mais.




Comentar