Dicas

Como sacar ou transferir FGTS pelo aplicativo

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviços (FGTS) já pode ser transferido pelos trabalhadores de modo bem mais fácil: por meio do aplicativo da Caixa Econômica Federal. Com essa medida, os cidadãos deixam de precisar ir até as agências para pedir essa transferência e se protegem, em época de quarentena por coronavírus.

O app desse banco é compatível com praticamente todos os celulares Android e é possível fazer transferências para todos os outros bancos. Por exemplo: um correntista do Santander pode, com esse app, solicitar que o dinheiro do FGTS seja transferido para a conta desejada.

Como se faz a transferência

Para transferir facilmente o FGTS para as contas de outros bancos, é só fazer o que segue:

 

  • Cadastrar-se no aplicativo com algumas informações básicas;
  • Confirmar o cadastro acessando o e-mail fornecido;
  • Fazer login no aplicativo;
  • Responder às perguntas a respeito dos últimos empregos;
  • Clicar em “Saque imediato”;
  • Escolher a opção “Solicitar recebimento em outros bancos”;
  • Clicar em “Contas de outros bancos”;
  • Determinar a rede bancária e colocar os dados da conta corrente ou poupança

 

Para ter a certeza de que a transferência do FGTS para o outro banco de fato aconteceu, é necessário aguardar a mensagem “Solicitação efetuada com sucesso”.

Cabe dizer que o dinheiro pode demorar até cinco dias para ser disponibilizado na conta indicada. Por isso, somente depois desse período é que se pode solicitar o suporte da Caixa Econômica em caso de o fundo de garantia não constar no saldo.

Como sacar o FGTS?

Apenas usuários do sistema Android podem realizar a transferência do FGTS usando o app da Caixa Econômica Federal. Uma opção que serve para todos os beneficiários, no entanto, é o saque nas agências físicas do banco.

Para retirar o fundo de garantia, é preciso comparecer a qualquer agência com o CPF e o documento oficial de identidade com foto. Para os que já têm Cartão Cidadão e senha, é fundamental levá-los. No saque presencial, o trabalhador retira o dinheiro imediatamente.

Além das agências, quem tem Cartão Cidadão e senha podem sacar nas casas lotéricas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo