Dicas

Como se comportar em reuniões de negócios – Dicas

Mesmo em empresas mais informais, uma reunião de negócios ainda é algo marcado pela formalidade e pela seriedade que esses atos têm no dia a dia das empresas, elas são a chance de um profissional, que ainda tem um cargo baixo em uma empresa, conseguir se destacar.

A importância do Networking

Além disso, como diz a consultora de imagem Lilian Riskalla “Reuniões são ótimos lugares para fazer networking, então seguir algumas regras de etiqueta profissional só vai melhorar a sua imagem frente a colegas, clientes, fornecedores e superiores hierárquicos”

Por todas essas razões, é preciso levar bem a serio uma reunião de negócios, por isso, esse texto vai trazer cinco dicas do que se fazer e como se comportar em uma reunião de negócios, para que o profissional saiba como agir em um momento tao importante como esse.

Como se comportar em reuniões de negócios

A primeira dica básica é a questão do horário. Não se deve atrasar para reuniões de negócios, isso, deixa uma imagem de pessoa irresponsável e desleixada, por isso, deve-se chegar sempre dez minutos antes se a reunião não for na empresa que a pessoa trabalha.

Agora, se ela for na empresa, deve-se desmarcar todos os compromissos que aconteçam em um horário perto da reunião, para que, não se corra o risco de atrasar.

Uma segunda regra, como já foi dito nesse texto, uma reunião é um ótimo momento para se fazer Networking, por isso, deve-se levar sempre a elas cartões de visitas.

Nos casos das reuniões formais, os cartões de visitas costumam ser trocados logo no início da reunião.  Já em reuniões informais, trocam-se os cartões no final, nunca à mesa quando se está comendo, e somente quando há um interesse mútuo de contato futuro.

A questão de como se vestir ainda gera muita dúvida, mas, não tem muito segredo, basta apostar no tradicional. Por isso, deve-se optar por roupas que demonstrem credibilidade e não chamem a atenção. Para o homem, o velho terno e gravata ainda é o ideal, para a mulher, um tailleur funciona bem.

Deve-se sempre demonstrar respeito com os presentes e quando se for solicitado, recomenda-se responder a todos os questionamentos e esclarecer as possíveis dúvidas. Se não se souber a resposta de algo, procurar ser sincero. Falar que não sabe, mas que vai buscar a informação e repassa-la logo em seguida.

Por fim, um ultimo ponto importante de como se comportar em reuniões é a questão do celular, que deve ser mantendo no silencioso, nunca em cima da mesa e não deve ser atendido, salvo casos excepcionais, que devem ser avisados antes do inicio da reunião.

Essas são algumas dicas básicas de comportamentos em reuniões de negócios, devem ser aplicadas sempre.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo