Dicas

Como ser efetivado antes do fim do contrato de estágio?

A maioria dos contratos de estágio costumam se estender por 24 meses e, logo no começo do processo seletivo, os recrutadores avisam se pode ou não haver efetivação. Certamente, todo esse tempo gera um pouco de ansiedade nos estagiários, sobretudo se eles gostam da empresa e dos benefícios e nutrem o desejo de ser efetivados.

Na verdade, pode não ser preciso esperar tanto para conseguir uma efetivação: dependendo do desempenho que o estagiário apresenta, a empresa pode tomar a decisão de contratá-lo de modo definitivo bem antes do fim do contrato.

Efetivação após estágio é uma realidade comum

A chance de um estagiário ser efetivado costuma ser mais alta quando a empresa é grande e esse estudante demonstra afinidade com os seus valores corporativos. Muitas multinacionais, inclusive, colocam nas páginas de divulgação de estágio depoimentos sobre funcionários que começaram sua trajetória com esse tipo de contrato.

Geralmente, o estudante que pergunta sobre a possibilidade de efetivação futura é informado de que ela pode acontecer, levando em conta a demanda do setor e o nível de qualidade do trabalho realizado.

Como ser efetivado antes do fim do contrato de estágio

A efetivação do estagiário, como entendido, depende bastante da sua postura dentro da empresa, em especial a efetivação antes do fim do contrato determinado. Algumas atitudes recomendadas ao estagiário que tem essa intenção são:

  • Cumprir todos os horários de forma adequada: a jornada de um estagiário é de 30h por semana e, se ele não a cumpre devidamente, a empresa não acreditará que ele poderá cumprir 40h por semana;
  • Trazer resultados: é importante que a tarefa do estagiário se mostre indispensável àquele setor;
  • Não ficar esperando as mesmas orientações: todo funcionário recebe orientações dos seus superiores, mas existem coisas simples e que ele pode adiantar. Isso se aplica também ao estagiário. Por exemplo: se ele sabe que é preciso colocar papel nas impressoras diariamente, é importante que ele tenha proatividade e que faça isso;
  • Apresentar ideias para solucionar problemas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo