Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Dicas

Como solicitar certificado do Encceja?

Todos sabem da importância de terminar o ensino médio e o ensino fundamental. Porém, uma parte da população não consegue fazer isso por várias razões: pode ser pela distância da escola, por uma gravidez, por problemas de saúde e muitas outras coisas.

Nesses casos, o Ministério da Educação (MEC) oferece um meio para que essas pessoas obtenham o certificado de conclusão do ensino médio e/ou ensino fundamental: é a prova do ENCCEJA.

O que significa o ENCCEJA?

O ENCCEJA é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos e trata-se de uma prova que aborda os conteúdos da educação básica: de acordo com o aproveitamento da pessoa na prova, ela recebe a certificação de que terminou aquele ciclo.

Para quem deseja o certificado do ensino médio, as temáticas cobradas na prova do ENCCEJA são as seguintes:

 

  • Matemática e suas tecnologias;
  • Linguagens, Códigos e suas tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas tecnologias;
  • Redação;
  • Ciências Humanas e suas tecnologias

 

Se o certificado necessário é do ensino fundamental, então as matérias do ENCCEJA serão:

 

  • Matemática;
  • Língua Portuguesa;
  • Ciências Naturais;
  • História e Geografia

 

Quem responde pela prova é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Por isso, ele tem uma página do participante bem parecida com a do ENEM na qual quem faz o ENCCEJA pode verificar suas informações, ver seu resultado e muito mais.

 

Como solicitar o certificado do ENCCEJA

Sempre que uma pessoa se inscreve no ENCCEJA, ela precisa indicar uma instituição de ensino superior na qual retirar o seu certificado. Assim, quando esse participante quiser o documento, basta que ele compareça nessa instituição e que faça a solicitação.

Importante lembrar que o certificado do ENCCEJA é emitido de modo totalmente gratuito e que não é possível pedir simultaneamente o do ensino médio e fundamental.

Outras observações importantes é que só pode se inscrever na prova e solicitar o certificado de ensino médio quem já tem 18 anos; para os certificados do ensino fundamental, essa idade cai para 15 anos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo