Dicas

Como solicitar o Novo cartão do Bolsa Família 2023

Provavelmente, ao falar de Bolsa Família, as pessoas sempre pensam nas filas quilométricas que eram vistas nas agências da Caixa Econômica Federal. Entretanto, já não funciona assim hoje em dia e uma das razões é o cartão do Bolsa Família.

Em 2023, no terceiro mandato do presidente Lula, foi comunicado aos beneficiários que eles teriam de requisitar um novo cartão. Inclusive porque grande parte deles estava identificada como Auxílio Brasil, programa do governo anterior.

A seguir, mais esclarecimentos sobre porque requisitar o novo cartão e como fazer isso.

 

Funções a mais com o cartão

Há pessoas que acham que o cartão do Bolsa Família se limita a ser usado para a retirada do dinheiro, mas não é assim. Hoje, esses cartões possuem chip, trazem aos beneficiários um nível maior de segurança e ainda ajudam na realização de transações.

A principal ideia do governo federal é garantir que as pessoas aprendam como guardar um pouco da quantia a cada mês e, para isso, quem receber esse cartão também será beneficiado com uma conta poupança.

Já para quem prefere gastar o que está disponível em vez de usa crédito, o cartão do Bolsa Família apresenta a função débito.

 

O que fazer para receber o novo cartão?

É claro que as pessoas eu recebem o Bolsa Família ficam interessadas em uma forma mais tecnológica de manusear esse dinheiro e, por isso, querem saber mais sobre o novo cartão.

A verdade é que não existe necessidade de pedir: o governo federal, por si só vai alterando o cartão e enviando quando ele estiver pronto. Sendo assim, quem estava acostumada com o nome Auxílio Brasil receberá, em breve, um cartão com o Bolsa Família estampado.

Caso o novo cartão do Bolsa Família não seja entregue ao beneficiário, a recomendação é procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

 

Pessoas com documentos pendentes podem não receber novo cartão

 

O cadastro para recebimento do Bolsa Família não é eterno: periodicamente, as pessoas têm de ir à agência da Caixa fazer uma renovação nos documentos que apresentaram e confirmar se a situação da família segue sendo a mesma.

Caso haja algo desatualizado no cadastro, o governo federal pode fazer o bloqueio do Bolsa Família. Portanto, quem é beneficiário precisa ficar atento à solicitação do próprio governo de fazer a atualização dos dados.

 

Como solicitar

Como dito, não há necessidade de fazer nada para que o novo cartão do Bolsa Família chegue até o beneficiário. Aos poucos, todos terão a troca do cartão, especialmente para que o logo “Auxilio Brasil” seja substituído.

Caso exista alguma dúvida a respeito desses novos cartões, é possível respondê-las na Caixa Econômica Federal ou no CRAS, sendo importante verificar o horário em que cada uma das unidades está funcionando.

Vale dizer que quem fizer o pedido de entrada no Bolsa Família não precisará ficar preocupado em receber o novo cartão porque o envio já é feito em conformidade com as características atualizadas do programa federal.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo