Empregos

Como tirar a Carteira de Trabalho

A carteira de trabalho é um documento muito importante, pois ela é responsável pela concretização dos direitos dos trabalhadores, ou seja, através da carteira de trabalho os funcionários podem requerer seus direitos trabalhistas e receber os seus benefícios financeiros, em caso de demissão. Um trabalhador com carteira de trabalho e registrado contribui com o INSS para conseguir se aposentar e receber todos os seus direitos, tais como PIS, Seguro Desemprego, Férias e Décimo terceiro.

Qualquer cidadão poderá tirar a sua carteira de trabalho de maneira simples e fácil, basta comparecer a uma unidade do PAT na sua cidade, ou ainda procurar os pontos do Poupa Tempo com a sua documentação.

Todas as empresas têm obrigação de registrar os seus funcionários como mandam a lei. Assim que um empregador contrata um funcionário ele tem o dever de efetuar o seu registro em sua carteira de trabalho. Porém, nem todas as empresas funcionam dessa maneira, existem algumas que deixam a escola do próprio funcionário, outras acreditam que não tem necessidade de que os seus funcionários sejam registrados e por muitas vezes também não tem as informações necessárias e acabam se prejudicando quando são demitidos.

Portanto, exija ao seu patrão que ele lhe ofereça um registro, depois é só seguir as informações para tirar a sua carteira de trabalho, garantindo assim o seu registro trabalhador. Conheça abaixo os documentos necessários que você precisa para tirar a sua carteira de trabalho.

Primeiramente o trabalhador precisa procurar um órgão responsável em sua cidade. Hoje em dia, o Poupa Tempo está localizado em todas as cidades e capitais. Depois você só precisa levar os seguintes documentos:

– 2 fotos: 3×4 com fundo branco. As fotos precisam ser atuais e iguais, pretas e brancas ou coloridas.

– Documento original: RG, Certidão de nascimento ou de Casamento. O documento poderá ser cópia, desde que seja autenticado em cartório.

Para maiores informações acessem o site mte.gov.br. Lá você poderá esclarecer todas as suas dúvidas.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo