Cursos

Como trabalhar de moto taxi – Cursos, licenças

Nada melhor do que ser dono do próprio negocio, e uma das formas que muitos motociclistas estão encontrando é trabalhar com suas motos, sendo em entregas ou transporte de passageiros, e por este motivo, em 2010 o DENATRAN resolveu regulamentar estes trabalhadores.

Para ser regulamentado pelo DENATRAN, o interessado a trabalhar como moto taxi ou transportador de mercadorias é preciso primeiramente ter mais de 21 anos e ter habilitação a mais de 2 anos na categoria “A” e tenha todos equipamentos de segurança como colete de segurança, refletores e que seja aprovado no curso ministrado pelo Contran.

Como ser um moto taxi - Cursos, licenças

Curso de Moto Taxi

O curso é dividido em duas etapas: Curso técnico e Pratica de Pilotagem Profissional. A primeira etapa tem a duração de 25h/aula e a segunda etapa 5h/aula. Além disso o interessado no curso não pode ter nenhum tipo de cassação ou impedido de dirigir. O motorista não pode faltar em nenhuma aula e precisa de 70% de acerto nas avalições, caso reprove, terá a margem de 30 dias para refazer a avaliação.

As aulas são ministradas em bases do Detran ou instituições credenciadas e tem como matérias temas como cidadania e ética, legislação, segurança e risco sobre duas rodas, saúde e segurança.

A cada 5 anos é preciso refazer o curso, como uma renovação de carteira onde tem 10h/aula sendo que a parte teórica tem 7h/aula e 3h/aula de prática.

Regulamentação da Profissão

É preciso retirar o credenciamento, ele é feito pelo Detran que regulariza a profissão e autoriza a circulação. E mais, o registro das motos para maior controle sobre os trabalhadores na área, liberando ainda o aluguel do transporte para cidadãos eu não a possuem.

O curso é uma maneira de evitar acidentes ou pessoas não capacitadas a exercerem a profissão. Além disso é para ter um controle maior sobre as pessoas, promovendo mais segurança aos utilizadores do serviço, para não sofrerem assaltos ou perigos maiores. A regularização da profissão só promove benefícios, tanto para o profissional quanto para o utilizador. É uma forma rápida e fácil de obter o serviço de transporte e entrega de mercadorias.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo