Como usar o LinkedIn para encontrar emprego

O LinkedIn é um espaço virtual dedicado apenas à vida profissional das pessoas; nessa rede social, é possível compartilhar informações que agreguem ao trabalho dos demais, contar quando há um grande feito no emprego, estabelecer contatos que podem colaborar em muitos casos e, claro, procurar por uma vaga.

Como essa plataforma é bastante dinâmica, não faltam recrutadores cadastrados por lá para saber mais sobre candidatos. Afinal, eles conseguem um perfil mais realista do candidato vendo a sua página em vez de somente analisando um currículo. Quem ainda não sabe como usar o LinkedIn para encontrar emprego deve se atualizar hoje mesmo e começar a aproveitar as chances publicadas por lá.

1 – Apostar em palavras-chave

São as palavras-chave que possibilitam que determinado material seja encontrado na Internet e isso inclui os perfis do LinkedIn. Quem trabalha no ramo de Vendas e vai fazer um perfil nessa rede deve buscar no Google as palavras-chave que mais se relacionam à profissão e reproduzi-las no perfil: pode ser em posts ou na descrição.

2 – Compartilhar conteúdo autoral

Muitas pessoas criam blogs para falar sobre a sua vida profissional, mas elas podem fazer isso no LinkedIn. Esse é um excelente espaço para que esses trabalhadores falem sobre temas relevantes para a sua profissão, deem dicas a colegas do mesmo setor e mais.

Essa atitude mostra aos recrutadores uma característica que grande parte deles procura: a proatividade. Além disso, demonstra ainda que o profissional tem interesse pela sua própria área e conhecimento.

3 – Não fazer posts sobre a vida pessoal

As empresas valorizam os colaboradores que sabem diferenciar a sua vida pessoal e profissional; dessa forma, o LinkedIn deve trazer unicamente informações relacionadas a trabalho. Qualquer post engraçadinho ou foto de família deve ser colocada em outras redes mais adequadas.

4 – Conferir se o perfil está bem escrito

A comunicação eficiente é indispensável e quem cria um perfil no LinkedIn deve assegurar-se de que ele está bem escrito e de que a Ortografia das palavras está correta.






Comentar