Dicas

Como você se vê daqui a 5 anos? Como responder na entrevista de emprego

Não é raro que os entrevistadores façam perguntas capciosas aos candidatos e a sua principal motivação é analisar a capacidade de raciocínio e as suas ideias e valores inconscientes. Uma pergunta comum em formulários de emprego e entrevistas é: “como você se vê daqui a 5 anos?”, lembrando que a quantidade de anos em questão pode mudar.

Quando o recrutador faz essa pergunta, o que ele deseja realmente saber é se o candidato à vaga é uma pessoa com objetivos claros e com ambição profissional, ou seja, com vontade de ser um profissional melhor, o que é excelente para a empresa.

Por que o recrutador usa esse tipo de pergunta?

Já que o intuito desse recrutador é perguntar sobre os objetivos profissionais a longo prazo, por que ele usa uma pergunta tão genérica como essa? A razão tem um pouco a ver com a Psicologia: perguntando quais são os objetivos profissionais do candidato, é possível que o recrutador receba uma resposta mecânica, que não reflete necessariamente o que o trabalhador pensa.

Entretanto, perguntando “como você se vê daqui a 5 anos?”, o recrutador deixa o candidato livre para expressar o que está em subconsciente, ou seja, as suas intenções verdadeiras.

Como responder à pergunta “Como você se vê daqui a 5 anos?”

As respostas precisam se referir à vida profissional e é importante dizer que se pretende crescer em conhecimentos. Isso mostrará que o candidato tem planos de continuar se aperfeiçoando e, consequentemente, aprimorando o tipo de serviço que presta.

Por outro lado, responder que se pretende estar com uma situação financeira melhor é dispensável. É claro que o candidato pode querer aquele emprego para ter condições de realizar projetos pessoais, mas eles não cabem nas respostas de uma entrevista de emprego, a menos que se trate de estudos.

Também é ruim quando o candidato responde que não sabe onde se vê daqui a 5 anos, pois isso mostra que ele não tem nenhum desejo de crescimento pessoal.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo