Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Dicas

Compensa fazer faculdade de Direito em 2021?

Uma porcentagem grande dos pré-vestibulandos chega às faculdades procurando pelo curso de Direito. Afinal, a carreira de advogado permite variedade de especializações e áreas de atuação, tornando-a bastante interessante.

No entanto, o alto número de gente estudando para advogar torna importante uma reflexão: compensa fazer faculdade de Direito em 2021?

O que o advogado realmente faz?

O advogado é o especialista nas leis que regem o país, tendo condições de orientar seus clientes sobre o eventual cometimento de crimes (por parte destes ou sendo eles as vítimas), além dos possíveis ressarcimentos e consequências. Uma boa parte do trabalho desses profissionais acontece no fórum, que é onde são avaliadas as ações movidas pelos seus clientes ou contra eles.

Além de advogar, esses profissionais podem se tornar consultores jurídicos de empresas públicas e privadas ou até prestar concursos públicos para a área de Delegado. Vale dizer que muitos advogados também se tornam professores nos cursos de Direito de instituições superiores.

Salário de um advogado

O salário desses profissionais é estipulado de acordo com a área do Direito em que eles atuam. Por exemplo: um advogado cível costuma receber R$ 4.700, aproximadamente. Quando são funcionários de escritórios de advocacia, eles recebem o salário e, muitas vezes, uma comissão pelas causas que ganha, sobretudo se são causas de muita relevância.

Os advogados que trabalham por conta própria, em seus próprios escritórios, tendem a cobrar 30% do dinheiro ganho pelo cliente. Além disso, eles podem cobrar um valor fixo inicial para cobrir os seus deslocamentos até o fórum e outros órgãos necessários.

Mercado de trabalho

As oportunidades de trabalho para os advogados são amplas: eles podem ser funcionários públicos, trabalhar em escritórios ou como consultores jurídicos e, claro, abrir o seu próprio escritório de Advocacia.

Compensa fazer faculdade de Direito em 2021?

É impossível não mencionar que existem milhões de advogados pelo país e, sendo assim, encontram-se muitos concorrentes. Apesar disso, as pessoas formadas em Direito ainda encontram bom volume de vagas, fazendo com que o curso valha a pena.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo