Concurso IBGE Recenseador 2017/2018 – Edital e Inscrição

Há um concurso novo para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e serão contratados mais recenseadores: mais de 1.150 deles. É da semana anterior o anúncio realizado por meio do Diário Oficial e salienta-se que os servidores do instituto serão somente temporários.

Os admitidos vão ficar por 5 meses como colaboradores do IBGE devido ao censo rural que a instituição vai realizar em 2018. Na realidade, cada um dos contratos não pode durar mais de 1 mês, mas o instituto pode ir prorrogando-os por 5 vezes máximas, o que soma os 5 meses.

Os recenseadores vão ser treinados, considerando que existem normas para que os censos sejam feitos. É preciso que todos tenham o ensino fundamental já completo quando realizarem a inscrição e a forma de o IBGE escolher será por prova de títulos: apesar de ser preciso como mínimo o ensino fundamental, quanto mais nível de escolaridade o inscrito apresentar, mais pontos.

Inscrição

Será na página do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística: http://www.ibge.gov.br/institucional/trabalhe-conosco.html, até o dia 6 de novembro. Os candidatos podem procurar as unidades do IBGE para fazer as inscrições também: no site do instituto são vistos todos os endereços. A inscrição para os recenseadores é gratuita.

A carga horária para esse trabalho não está mencionada pelo IBGE, sendo possível que seja de 40 horas semanais. A remuneração que os recenseadores costumam alcançar é de até R$ 1.900,00, sendo preciso dizer que esses profissionais precisam conseguir ir até os locais onde realizarão o censo.

Depois da avaliação de títulos, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística pode ter teste visual, já que a acuidade é um dos requisitos, pois os recenseadores terão de ler perguntas para os cidadãos e de anotar o que eles responderem.

A validade desse processo seletivo vai ser de 2 anos e o IBGE vai anunciar quais são os novos recenseadores em 9 de novembro, através da página oficial. Considerando que não existe nenhum teste para os inscritos, é pouco possível que se possa recorrer a recursos.


 



Deixe um Comentário: