Concurso SESP PR 2018 – Edital e inscrição

Há um novo edital de processo seletivo para a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná (SESP PR) em 2018. Trazendo 1.156 vagas e com cota para os afrodescendentes correspondente a 10%, o certame está sendo feito pela organizada DEPEN e há somente 174 oportunidades para as mulheres.

A validade será de 12 meses, mas a Secretaria de Segurança Pública paranaense poderá prorroga-lo. É preciso ensino médio para todos os inscritos, tendo em vista que se selecionam somente os agendes de cadeia pública. Esses são os profissionais que vão ajudar a direção penitenciária a manter a ordem, organizando a rotina dos detentos e conferindo a presença de todos, bem como reprimindo qualquer tipo de violência.

A SESP PR vai escolher os agentes de cadeia pública por meio de alguns critérios, sendo eles aperfeiçoamento, escolaridade e também tempo de serviço. É preciso que os inscritos para atuar nas penitenciárias do Paraná não tenham nenhum antecedente criminal, além de apresentarem ao DEPEN os seus documentos de dispensa militar ou de reservista.

Depois de serem considerados os três critérios mencionados, a Secretaria de Segurança pública poderá requerer exames médicos, já que a rotina de um agente de cadeia pública é bem pesada e torna-se preciso que esses indivíduos tenham boa capacidade física.

Os candidatos terão de levar seus títulos e certos documentos até o DEPEN em um dia específico e ele será comunicado em 22 de junho. Não se tem a data exata para o resultado, mas sabe-se que ele será colocado no site do DEPEN, na página da SESP PR e ainda no Diário Oficial Estadual.

Inscrição

Serão em http://www.depen.pr.gov.br/ou no http://www.seguranca.pr.gov.br/a partir de 4 de junho e até 12 de junho, sem haver taxa de participação. As pessoas que são afrodescendentes têm de citar isso no formulário de inscrição porque só dessa forma poderão utilizar seus 10% de cota. A jornada profissional dos agentes será em plantões e vai representar 40 horas por semana. Já os vencimentos serão de mais de R$ 3.000,00.


 



Comentar