Apesar das notícias de que os concursos públicos seriam reduzidos, não é isso que se vê na prática: há diversos editais já abertos em 2020, enquanto outros estão previstos e tendem a ser publicados nos próximos meses.
Esses editais são para órgãos variados e os concurseiros de plantão não podem deixar sua preparação para depois.
Editais abertos em 2020
A Marinha do Brasil está com concurso aberto para contratação de aprendizes e os salários são de R$ 1.950,00. Antes disso, porém, os aprendizes passarão por um curso de formação e terão garantido uniforme, auxílio alimentação e vários tipos de assistência, sem se esquecer o salário de R$ 1.108,53.
É preciso se inscrever de 20 de janeiro a 03 de fevereiro no link https://www.marinha.mil.br/sspm/. São 900 vagas e informações complementares referentes à escolaridade estão no edital.
Editais previstos para 2020
O ano de 2020 tende a ser cheio de concursos públicos e alguns deles são:
- Tribunal de Contas do Estado do Piauí;
- Tribunal de Contas Municipal do Rio de Janeiro;
- SECONT Alagoas;
- Senado Federal;
- Câmara de Olinda;
- Câmara de Buritis;
- Ministério Público do Espírito Santo;
- Defensoria Pública do Estado de Roraima;
- Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais.
- Conselho Regional de Odontologia de São Paulo;
- Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Goiás;
- E outros
Todos os concursos citados acima podem ter os seus editais publicados a qualquer momento de 2020 e cada um deles está em um estágio diferente. Por exemplo: alguns já estão aguardando que a banca organizadora selecionada termine a produção do edital, enquanto outros ainda estão em fase de autorização por parte do Ministério do Planejamento. O concurseiro que espera um dos editais específicos deve acompanhar o site do órgão.
Preparando-se para os concursos de 2020
Como visto, os concursos previstos para 2020 são muito variados e o concurseiro que inicia primeiro sai preparação se dá melhor. Desse modo, é recomendado treinar com provas do mesmo órgão que tenham sido aplicadas em até cinco anos.