Modelos de Currículos

Currículo para o primeiro emprego 2023 – Modelos e Dicas

O primeiro emprego tende a ser um desafio para a maioria das pessoas, principalmente por causa de todas as exigências que o mercado de trabalho faz.

Afinal, quando essas pessoas estão começando uma carreira, é bem difícil que elas tenham experiência; senão, não seria o início.

Pensando assim, muitos já começam a se desanimar quando pensam em procurar o primeiro emprego porque preveem toda a dificuldade que vão encontrar antes de, finalmente, serem contratados.

Para ajudar, aqui estão algumas informações a respeito de como estruturar o currículo voltado ao primeiro emprego. Com isso, a probabilidade de ser visto de uma maneira mais positiva pelos empregadores fica bem maior.

As empresas não consideram apenas os empregos formais

Um erro que as pessoas costumam cometer quando estão em busca da sua primeira oportunidade profissional é achar que as empresas só focam nos trabalhos formais. Na realidade, outras experiências também podem mostrar muito sobre as habilidades dos candidatos.

Por exemplo: quem foi estagiário não pode deixar de descrever isso em seu currículo, especificando quando tempo durou esse estágio, quais eram as suas atividades e muito mais.

Considerando que não há tantas coisas a se colocar, é fundamental mostrar os pontos mais relevantes daquilo que se tem para dizer no currículo para primeiro emprego.

Outras coisas que as empresas também consideram interessantes nesses currículos são os trabalhos de voluntariado. Afinal, isso ajuda a demonstrar o caráter de quem está procurando pelo primeiro emprego.

Atividades como jovem aprendiz são outras coisas que também contam e podem sim ser adicionadas como experiências.

 

Explorar os cursos é fundamental

Uma vez que a experiência profissional não é o grande forte desses currículos, é claro que isso tem de ser compensado e os cursos são uma boa maneira de fazer isso.

Quando um interessado em primeiro emprego não tem nenhuma experiência formal, mas tem cursos, isso demonstra ao recrutador que esse indivíduo pode ser moldado, que ele tem conhecimentos que pode usar ao estar naquela função.

Contudo, é claro que os cursos precisam ser minimamente relacionados ao trabalho que se está procurando. Além disso, é primordial que se possa mostrar o certificado, já que as empresas solicitam isso dentre os documentos admissionais.

Saber estruturar o currículo

Isso é algo que, na verdade, até quem já tem muitos anos trabalhando precisa aprender. Afinal, quando se avaliam currículos, é fácil ver diversas informações que não fazem diferença para o recrutador, como o número do CPF.

Inicialmente, documentos não são algo que se coloca no currículo: basta por endereço, nome completo, formas de contato e idade.

Além disso, é muito importante saber como dispor todas as coisas no currículo para que ele não fique bagunçado: quando o currículo tem uma aparência truncada, é menos provável que o recrutador se interesse,

Afinal, ele pode acreditar que a forma como o currículo está disposto é um reflexo de como aquela pessoa trabalha. Portanto, a sugestão é usar um modelo já configurado, apenas personalizando dados.

Confira modelos prontos aqui!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo