Cursos

Curso assistente Técnico tecnologia da informação – Ti – Senai

O segmento de Tecnologia da Informação tem muitos profissionais e não apenas os chamados técnicos: existem os assistentes deles, dos quais se cobra grande qualificação. Esses trabalhadores são os que auxiliam na preparação de muitos tipos de softwares: os de segurança, os que armazenamento de dados, os empresariais e outros.

Além de pensar nos softwares e colaborar para que eles sejam desenvolvidos, os assistentes também vão trabalhar nas suas manutenções. De fato, talvez a maior parte das atuações no TI diz respeito a tratar dos funcionamentos dos softwares.

O curso de assistente técnico em Tecnologia da Informação – TI é uma das formações que foi integrada às ofertas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Ele é para os interessados que ainda não tenham 24 anos: é exigido que os matriculados façam os 24 até o final das 800 horas apresentadas como carga horária.

São incluídas as seguintes matérias: fixação de periféricos, história do hardware, criação de partições, monitoramento de sistemas, documentação, área de trabalho Linux, manuais técnicos, usos do multímetro, catálogo de etiquetas e mais.

Uma matéria que é muito importante é chamada de rotina de trabalho. Uma vez que muitos estudantes que iniciam esse curso nunca estiveram no TI, essa disciplina vai apresentar a elas como é um setor desse e o que os seus futuros empregadores vão esperar.

Mercado de trabalho

Esses assistentes poderão ser contratados por qualquer setor de TI e, enquanto eles não conseguem uma admissão, podem até atender de forma autônoma. Podem-se deixar currículos até nos hospitais: todas as suas alas costumam ter sistema de computador e, no caso dos particulares, existe até software exclusivo para eles.

As instituições educacionais também usam os sistemas informatizados, inclusive os gestores, que é onde os professores põem as suas notas. Outros estabelecimentos são os mercados, além das grandes corporações.

Inscrições

Para saber se existem bolsas de estudo para essa formação: http://portal.mec.gov.br/pronatec. As unidades do SENAI nas quais os assistentes técnicos podem ser formados estão listadas em http://www.portaldaindustria.com.br/senai/, logo na barra de cima.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo