Cursos

Curso de Alvenaria SENAI – Inscrições

A alvenaria é o tipo de construção que utiliza argamassa e tijolos, ou seja, é a maneira com a qual se levantam prédios, por exemplo. Os pedreiros, que são os profissionais que trabalham com a alvenaria, costumam trabalhar de acordo com a empreitada: eles são contratados para determinada obra. As remunerações encontradas podem passar dos R$ 2.600,00.

Antigamente, os pedreiros acabam dominando o ofício porque ficavam com profissionais mais antigos ou porque sua família tinha gente que trabalhava com alvenaria. Hoje, é solicitado que eles tenham curso: no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), ele é chamado de Curso de Pedreiro Assentador ou Curso de Alvenaria.

Curso do SENAI

O conteúdo que está incluído é lajes pré-moldadas, armaduras, impermeabilização, agregados, matemática, meio ambiente, planejamento, alvenaria, fundação, formas, concreto, aglomerantes, qualidade, segurança do trabalho e mais.

A carga horária para o curso de Alvenaria é de 160 horas e a escola que o disponibiliza é a de Tatuapé, que fica em São Paulo.  Ela fica na Rua Teixeira de Melo, no número 106 e haverá turmas para o ano de 2018. É solicitado que as pessoas que fazem o curso de Alvenaria tenham 16 anos ou mais e é fundamental que elas sejam alfabetizadas.

Esse não é um curso do tipo técnico e, por causa disso, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) não oferecerá bolsa. Se houver pouca procura, por outro lado, o próprio SENAI poderá concedê-la. O curso tem aulas práticas e aulas teóricas e os alunos têm um certificado ao seu final, sendo ele, normalmente, já incluso no custo.

Onde as pessoas com curso de Alvenaria podem trabalhar?

Qualquer empresa que seja do setor da Construção Civil contrata pedreiros de alvenaria, como as incorporadoras e também as construtoras. Uma vantagem é que sempre se encontra essa função nas agências de emprego e agora elas tendem a receber cadastro virtual.

Aqueles que sabem construir com alvenaria também podem ser autônomos: pode-se construir pequenos cômodos, por exemplo, com algum colega e cobrando o custo desejado.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo