Cursos

Curso de Eletricista No SENAI Grátis – Onde fazer?

O curso de eletricista é oferecido por várias instituições de ensino, porém com certeza a mais popular delas é o Senai, sendo considerada uma instituição que oferece muita qualidade em seus cursos, justamente por contar com uma infraestrutura diferenciada, sendo um detalhe de suma importância para quem realmente deseja adquirir conhecimento junto a cursos. Para manter a qualidade em seus cursos a instituição opta sempre por contratar profissionais especializados e que realmente tenham alguns diferenciais.

Por que fazer um curso de eletricista?

Os eletricistas são profissionais treinados para lidar com a instalação, manutenção e reparo de sistemas elétricos em diferentes tipos de construções, como casas, escritórios, fábricas e edifícios. Se você está considerando fazer um curso técnico em eletricidade, conheça mais sobre a profissão:

Um curso técnico em eletricidade oferece a oportunidade de obter conhecimentos práticos e teóricos sobre os princípios elétricos fundamentais, segurança, leitura de diagramas e instalação de sistemas elétricos. Durante o curso, os estudantes aprendem sobre os diferentes tipos de fiação, componentes elétricos, ferramentas e técnicas utilizadas no campo. Também são abordados tópicos relacionados à legislação e normas de segurança elétrica, visando garantir um trabalho seguro e de qualidade.

Após a conclusão do curso, os eletricistas técnicos estão preparados para ingressar no mercado de trabalho. Eles têm a capacidade de interpretar projetos elétricos, instalar sistemas de distribuição de energia, realizar manutenção preventiva e corretiva, identificar falhas e solucionar problemas elétricos. Além disso, podem ser responsáveis pela instalação de iluminação, tomadas, disjuntores e outros dispositivos elétricos.

O Mercado de trabalho para Eletricistas

No mercado de trabalho, os eletricistas técnicos têm diferentes opções de carreira. Podem trabalhar como autônomos, em empresas especializadas em instalação elétrica, em construtoras, indústrias ou até mesmo como prestadores de serviços para residências. O setor de energia renovável também está em crescimento, proporcionando oportunidades para eletricistas envolvidos em instalações de painéis solares e sistemas de energia eólica.

Quanto ao salário, os ganhos podem variar dependendo do nível de experiência, qualificações, localização geográfica e tipo de trabalho realizado. Em geral, os eletricistas técnicos têm um salário inicial razoável e, com o tempo, é possível subir na carreira e aumentar os ganhos.

Cursos no SENAI

O SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) oferece cursos de eletricista em várias unidades espalhadas pelo Brasil, além disso é possível encontrar uma variedade de cursos relacionados à área elétrica, incluindo:

  • Eletricista Predial: Este curso abrange instalações elétricas em residências, prédios comerciais e industriais, capacitando os alunos em projetos, montagem e manutenção.
  • Eletricista Automotivo: Focado em sistemas elétricos de veículos, o curso capacita os alunos para realizar diagnóstico, reparos e manutenção elétrica em carros, motos e outros veículos automotivos.
  • Eletricista Industrial: Voltado para a área industrial, esse curso forma profissionais capacitados para trabalhar com instalações elétricas em indústrias, abrangendo desde projetos até manutenção e reparos.
  • Eletricista de Manutenção: Esse curso prepara os alunos para atuar na manutenção elétrica tanto em ambientes residenciais quanto industriais, abordando conceitos de reparos, substituição de componentes e inspeção de sistemas elétricos.

Para encontrar o curso que melhor se encaixa no seu perfil e se há disponível em sua região basta acessar o site oficial do Senai do seu estado, em nossa pesquisa encontramos uma grande variedade, incluindo São Paulo, Goiás, Ceará e outras regiões, como ficaria muito grande listar todos aqui, vamos deixar o site abaixo para que você encontre com mais facilidade;

Site oficial do Senai

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo