Cursos

Curso de Topografia Onde Fazer – Vagas de Emprego para Topógrafo

Os topógrafos atuam com coisas muito importantes para a sociedade, que são os mapas e também as plantas de construções. Através desse profissional, pode-se saber das localizações de partes desses projetos para que exista nivelação. Encontrar faculdades específicas para essa profissão não é comum, mas as escolas têm diversificados cursos técnicos.

Onde fazer os cursos para topógrafos?

Uma rede de escolas que tem o curso de Topografia é o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Mesmo não sendo em todas as suas filiais, é certo que todos os Estados, pelo menos em alguma escola, terão esse curso.

Alguns pontos do seu conteúdo programático são Modelo Geoidal, Levantamentos Altimétricos e também Traçado de Curvas, além de outros. Localizam-se as filiais e os seus cursos em http://www.portaldaindustria.com.br/senai/.

A Escola Profissional de Ciências Geográficas, ou EPCG, também apresenta a formação para topógrafos. Há mais de 3 mil horas de carga horária e o curso pode ser presencial. Alguns dos pontos que são tratados são SIG e Programação, Topografia, Desenho Técnico e outros. O link para a EPCG é o http://www.epcg.pt/home/cursos-profissionais/topografo-geometra.

Também são encontrados cursos para a Topografia que são totalmente online. Explicando também os Erros Acidentais, os Sistemas de Coordenadas Cartesianas e ainda os Efeitos de Curvatura, entre outros, o curso está no https://www.cursosgratisonline.com.br/industria-tecnologia/topografia, nos Cursos Grátis Online, e pode não disponibilizar certificado.

Vagas de empregos

Variados topógrafos acham oportunidades nas construtoras, com possibilidade também nas companhias que fazem mapas. Muitos órgãos públicos, especificamente os que realizam a fiscalização de diferentes obras, também necessitam dessa espécie de profissionais e fazem editais para eles.

Um topógrafo pode ser autônomo?

Esse é um ramo um pouco difícil para os que querem ser autônomos: quando alguém está construindo, é claro que preferirá um profissional que já é de uma construtora, inclusive por causa da preocupação com os acidentes.

SINE

São elencadas no Sistema Nacional de Empregos (SINE) muitas oportunidades para os que são topógrafos. Os profissionais ainda podem optar entre o aplicativo Sine Fácil ou então os atendimentos feitos pessoalmente.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo