Dicas

Curso Hotelaria – Salários, Onde trabalhar?

A faculdade de Hotelaria é uma das mais promissoras no Brasil, já que o país é um conhecido destino turístico. Os profissionais desse setor podem ganhar até R$ 5.000,00, lembrando que aqueles que são contratados pelo mercado externo recebem na moeda correspondente, ou seja, pode ser um lucro bem mais alto.

Muitas instituições oferecem esse curso e algumas das coisas que os profissionais hoteleiros aprendem são a geopolítica e economia mundial, hospedagem, custos e orçamentos, gerência de alimentos, aprendizagens práticas na cozinha, hospitalidade, gestão de entretenimento, jogos integrados de empresas, controladoria, operações hoteleiras, princípios de bebidas e alimentos, gestão de qualidade em hotéis e mais.

Onde trabalhar

As pessoas formadas em Hotelaria (em algumas instituições, é chamado Hotelaria e Turismo) podem trabalhar em navios, em hoteis, em resorts e qualquer outro lugar que lide com a acomodação de pessoas e o seu conforto. Por isso, uma das principais paradas de quem procura emprego em Hotelaria são os próprios hoteis: essas pessoas podem ser admitidas para manter os funcionários de cada função produtivos e para atender às solicitações dos hóspedes.

Os profissionais da Hotelaria também são bem-vindos nos cruzeiros, onde eles podem administrar vários serviços e cuidar da programação de entretenimento dos passageiros. Destaca-se que esses funcionários podem tratar da ouvidoria dos estabelecimentos, recebendo as reclamações e criando maneiras de solucioná-las (haja visto que um dos tópicos que eles aprendem no curso é gestão de qualidade).

Muitas das pessoas que cursam Hotelaria acabam abrindo alguma pousada ou empreendimento assim. A taxa de sucesso é consideravelmente alta, pois eles têm a vantagem de conhecer tecnicamente o mercado turístico, saber interpretar as suas demandas e aplicar atualizações.

O Portal Emprega Brasil traz aos hoteleiros vagas pelo país inteiro: https://empregabrasil.mte.gov.br/. Não é preciso assinar planos para usar esse site: é só selecionar alguma cidade e escrever “Hotelaria” na busca, ou “Turismo”.

Pesquisa parecida pode ser feita no Sistema Nacional de Empregos (SINE), mas o hoteleiro tem de se cadastrar nele presencialmente, procurando o endereço da filial da sua cidade.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo