Cursos

Curso Injeção eletrônica Senai – Onde fazer

O curso de injeção eletrônica é uma formação que visa capacitar profissionais para lidar com o sistema de injeção eletrônica de combustível em veículos automotivos.

A injeção eletrônica é um sistema que substituiu os carburadores e proporciona um controle mais preciso da relação ar/combustível, resultando em maior eficiência, economia de combustível e redução de emissões poluentes. O curso aborda os princípios de funcionamento desse sistema, assim como suas principais características e componentes.

O que você vai Aprender no curso de injeção Eletrônica

  • Fundamentos da injeção eletrônica: Essa parte do curso explora os princípios básicos por trás da injeção eletrônica, como o gerenciamento eletrônico do motor, sensores e atuadores utilizados no sistema.
  • Componentes do sistema de injeção eletrônica: Os alunos aprendem sobre os diversos componentes que compõem o sistema de injeção eletrônica, incluindo os sensores que monitoram as condições do motor, como o sensor de fluxo de ar, sensor de temperatura, sensor de oxigênio, entre outros. Também são abordados os atuadores, como os bicos injetores e a válvula de controle de ar.
  • Diagnóstico e solução de problemas: Essa parte do curso é focada em ensinar os alunos a identificar e solucionar problemas comuns relacionados à injeção eletrônica. Serão abordadas técnicas de diagnóstico, utilização de equipamentos de análise e interpretação de códigos de falha.
    • Manutenção preventiva: Aprender a realizar a manutenção preventiva do sistema de injeção eletrônica é essencial para garantir o seu bom funcionamento. Os alunos aprenderão sobre a importância da limpeza e calibração dos bicos injetores, troca de filtro de combustível, revisão dos componentes elétricos, entre outros procedimentos.
    • Tecnologias avançadas: Com o avanço da tecnologia, novos sistemas de injeção eletrônica estão em constante desenvolvimento. Alguns cursos também abordam tecnologias avançadas, como a injeção direta de combustível e sistemas híbridos.
  • Ao concluir o curso de injeção eletrônica, os profissionais estarão preparados para atuar em oficinas mecânicas, concessionárias, centros automotivos, empresas de manutenção de frotas, entre outros lugares relacionados à reparação e manutenção de veículos.

Como fazer o curso no Senai?

Geralmente, o SENAI oferece cursos em diversas unidades em todo o Brasil. Para localizar a unidade mais próxima de você que ofereça o curso de injeção eletrônica, você pode usar a ferramenta de busca de cursos no site do SENAI. Basta selecionar a área de interesse (no caso, “Automobilística”) e informar sua localização ou escolher uma unidade específica.

Verifique os pré-requisitos: Alguns cursos podem exigir conhecimentos básicos ou experiência prévia. Certifique-se de que você atende a todos os requisitos antes de se inscrever.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo