Cursos

Curso Maquinista de Trem e Metrô – Onde fazer?

Tanto o metrô quanto o trem são os responsáveis por milhões de pessoas e cargas conseguirem ire vir de forma rápida e barata. Mas você já pensou em trabalhar nessa profissão? Abaixo você entenderá como funciona, quanto ganha e como se tornar um profissional habilitado para o mercado de trabalho.

A profissão Maquinista

O maquinista de trem é o profissional responsável pela operação e condução segura de locomotivas e trens em viagens de passageiros ou transporte de cargas. Essa função é extremamente importante para o funcionamento eficiente dos sistemas ferroviários, garantindo a segurança dos passageiros e das cargas transportadas.

O maquinista de trem possui uma série de responsabilidades e habilidades essenciais. Em primeiro lugar, é sua atribuição conduzir a locomotiva ou trem de acordo com as normas de segurança e regulamentações ferroviárias.

Isso inclui interpretar e seguir os sinais de tráfego, respeitar os limites de velocidade, realizar manobras de troca de trilhos e ajustar os freios adequadamente. Além disso, o maquinista de trem é responsável por garantir a segurança dos passageiros ou cargas durante todo o trajeto.

Eles devem inspecionar previamente a locomotiva e os vagões, verificando se estão em condições adequadas e reportando qualquer problema aos responsáveis pela manutenção. Durante a viagem, eles estão atentos a quaisquer sinais de mau funcionamento ou falhas técnicas, tomando as medidas necessárias para corrigir ou relatar as ocorrências. O maquinista de trem também deve ser capaz de lidar com situações de emergência de forma rápida e eficiente.

Em casos de acidentes, falhas mecânicas ou eventos imprevistos, eles devem ter treinamento para tomar decisões adequadas visando garantir a segurança de todos a bordo. Isso pode envolver o acionamento de sistemas de freios de emergência, comunicação com a equipe de controle de tráfego ferroviário e coordenação com outros profissionais para garantir uma resposta efetiva.

Além das habilidades técnicas, um maquinista de trem deve ser disciplinado, ter excelentes habilidades de comunicação, ser responsável, atento e estar preparado para trabalhar em horários irregulares, inclusive durante a noite, finais de semana e feriados.

Também é necessário que possua conhecimento das normas e regulamentos ferroviários vigentes, bem como dos procedimentos operacionais padrão da empresa em que trabalha.

A faixa salarial para quem trabalha como maquinista gira em torno de R$2500, mas pode variar, chegando até os R$3500.

Onde fazer um curso de Maquinista?

Em nossa busca por um curso completo encontramos duas opções para quem busca estudar para trabalhar como maquinista, veja com qual você se identifica e faça comece agora mesmo.

SENAI e CPTM:

O Senai em parceria coma CPTM oferece o curso com duração de 800 horas, o curso é oferecido em São Paulo, para mais detalhes basta acessar o site para mostrar interesse e se candidatar. Site do SENAI.

Cursos MARS logística

Uma das maiores operadoras de trem do mundo também oferece o curso para formação de maquinistas, para se candidatar o interessado deve ficar atento a divulgação das datas de inscrição; Saiba mais acessando o site oficial! Clique aqui!

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo