Cursos

Curso OPERAÇÃO DE CAMINHÃO BASCULANTE Senai – Onde fazer

Os caminhões basculantes têm um nome que muitos cidadãos conhecem: caçamba. Esses são aqueles veículos que têm uma grande caçamba traseira que pode ser movimentada e com a qual se podem transportar diferentes entulhos ou até alguns tipos de carga.

A utilidade que esse caminhão tem é visível quando se pensa na Construção Civil: quando não se tem essa forma de transporte, é difícil para que pedras e outros resquícios advindos de demolimentos sejam retirados. Até mesmo o lixo, nas situações em que espaços são reformados, é transportado por meio desse veículo.

Como o manuseio desse tipo de caminhão é calculado, uma vez que ele é bem grande e que não se desloca muito facilmente, um curso apenas para ele é requisitado. Através do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), os motoristas podem realizar o curso de Operação de Caminhão Basculante. Aliás, ele é, de fato, unicamente para os que já são motoristas: os que não têm habilitação não podem realizá-lo.

Ele é de 64 horas e é disponibilizado, por exemplo, em Jabotoão dos Guararapes. Dando certificado, essas aulas em caminhão basculante incluem explicações sobre Caixa de Marcha, Normas de Segurança, Técnicas com Caminhão Caçamba, Instrumentos do Painel, Identificação de Comandos, Apresentação de Veículos, Direção Econômica, Alavancas e muito mais.

Mercado de trabalho

Os indivíduos que sabem como podem manusear um caminhão basculante encontram contratações nas companhias de mudança, bem como nas que fazem formações. Outras vagas que se podem ver para os que conduzem esse tipo de caminhão são na Construção Civil, ressalvando-se que o segmento agrícola também usa esse veículo.

No caso dos que estão no interior, o maior uso que os caminhões basculantes têm, é para que se carregue terra. Por isso, diferentes cooperativas podem admitir esses condutores, além de eles poderem prestar serviço unicamente para algum produtor.

Inscrição

Não é só em Jabotoão dos Guararapes que se tem esse curso e as demais escolas nas quais ele está são vistas no link  http://www.portaldaindustria.com.br/senai/. Os interessados são aceitos no curso apenas tendo 21 anos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo