Cursos

Curso operador de Guindaste – Onde fazer? Salários?

Há vários cursos profissionalizantes que são procurados constantemente pelos interessados, sendo que um deles é o curso operador de guindaste, ideal para todos aqueles que desejam manusear equipamentos e aparelhos de grande porte, normalmente atuando em construções, demolições e desabamentos, podendo escolher a área desejada.

O que faz um operador de guindaste?

Assim como o próprio nome diz, um operador de guindaste tem, como função, manusear um guindaste, devendo obter todos os conhecimentos e ensinamentos necessários para verificar cada um dos sistemas e mecanismos presentes no veículo.

Curso operador de Guindaste

O salário de um profissional do ramo depende de quanto o guindaste em questão é capaz de carregar, sendo que, para os veículos menores que suportam aproximadamente 18 toneladas, os seus pilotos ganham, aproximadamente, R$2.400.

Há uma diferença de remuneração para os operadores de guindaste que atuam na área naval, sendo que os mesmos, neste ramo, podem receber até mesmo R$7.000 de salário.

 

O que aprende no curso?

Os estudantes do curso de operador de guindaste possuem várias matérias e disciplinas que devem ser bem entendidas para que possam cumprir suas funções, sendo que a grade programática deste tipo de ensino baseia-se em comandar operações gerais, além de aprender todos os mecanismos e acessórios que estão presentes no veículo.

Realizar a inspeção e manutenção do guindaste também é responsabilidade do operador, fazendo com que o mesmo conheça as técnicas necessárias para efetivar esta ação, além de também usar técnicas de engate, utilização de cabos para içar as cargas, entre diferentes outros aspectos específicos.

O conhecimento de normas e leis para os operadores de guindaste também é essencial para o conhecimento, podendo cumprir o trabalho dentro destas especificidades.

 

Onde encontrar?

Como a profissão de operador de guindaste está tornando-se cada vez mais comuns, várias escolas passaram a oferecer este tipo de conhecimento, sendo que o SENAI é uma destas instituições, com o curso conhecido como operador de máquinas e equipamentos de elevação.

O Rescue Cursos também oferece este tipo de ensino para seus alunos, assim como a Politran, também distribuindo ensinamentos deste ramo para os interessados que desejam ingressar neste mercado.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo