Cursos

Curso para instrutor de autoescola – onde fazer?

O instrutor de autoescola é o profissional que acompanha quem está fazendo sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Esse funcionário ministra as aulas teóricas ou práticas para os que estão se habilitando e são responsáveis por ensinar sobre a legislação de trânsito, sobre os primeiros socorros e, principalmente, sobre o funcionamento dos carros, além das placas.

No caso das aulas práticas, esses instrutores ficam no carro junto ao aluno, ensinando todas as etapas da condução de um veículo e também as manobras mais importantes. Eles precisam ser indivíduos pacientes e, certamente, habilitados, além de estarem capacitados para tirar dúvidas. A remuneração média deles é de R$ 1.400,00 e a jornada profissional é diferente em cada autoescola.

CEVAT

O Centro de Educação e Valorização de Trânsito tem um curso para quem deseja ser instrutor de trânsito, que tem 180 horas. É preciso ter o ensino médio e os candidatos a alunos fazem uma avaliação psicológica antes, devendo ter 21 anos ou mais e ter carteira de motorista há dois anos mínimos.

O CEVAT somente concede informações sobre o custo e sobre os pagamentos para quem o contatar pelo formulário: http://www.cevat.com.br/cursos/cursos-formacao-auto-escola/curso-instrutor-auto-escola. Para se matricular, os interessados precisarão de laudo psicológico, CNH, duas fotos atuais e comprovante de escolaridade.

DETRAN RIO

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro também capacita os instrutores de autoescola. Os requisitos são iguais aos do CEVAT e existe uma prova na qual o interessado precisará de 70% mínimo de nota.  Esses estudantes também farão estágio com os que já são instrutores e é obrigatório que sua presença nas aulas seja mínima de 75%.

O link é o http://www.detran.rj.gov.br/_documento.asp?cod=6964. Destaca-se que o fato de o DETRAN do Rio de Janeiro ter esse curso não significa que os outros Estados também tenham.

CENTEC

O curso para instrutor de autoescola também pode ser feito no Centro de Ensino Técnico de Trânsito, onde é ensinado prática de direção veicular, convívio social no trânsito, didática e mais, com 180 horas. O link para o curso do CENTEC é o http://www.centec.com.br/instrutor-de-autoescola.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo