Vestibular

Curso Superior de Teologia – Onde fazer?

O estudo da Teologia nada mais é do que a ciência que estuda e analisa as religiões e todos os seus efeitos de ordem social e antropológica. O profissional teólogo é aquele profissional que procura entender não somente as suas religiões e dogmas, mas sim os efeitos que a religião possui sobre a sociedade e o próprio se humano.

Um ponto interessante para que se possa fazer uma boa associação entre a prática da teologia e as crenças religiosas bem como o desenvolvimento do homem e da sociedade, os teólogos procuram sempre realizar uma ligação entre as religiões e as áreas de conhecimento, principalmente no que diz respeito as áreas de ciências humanas, dentre elas temos as áreas de antropologia e sociologia.

Curso Superior de Teologia - Onde fazer

Onde o profissional de teologia atua?

Em grande maioria este profissional acaba atuando como professor, além de contar com uma boa possibilidade de atuar como pesquisador ou assessor de grupos religiosos ou também de ongs de apelo religioso pelo mundo. Em várias situações as instituições cobram formação em teologia para quem quer ser um líder religioso por exemplo.

Com relação as vagas para preenchimento destes profissionais, as principais oportunidades poderão ser encontradas nos colégios, principalmente em escolas particulares onde é possível atuar como professor de educação religiosa e em universidades, nesta situação é necessário uma pós graduação deste profissional. Com o grande aumento do número de editoras especializadas em títulos religiosos, os profissionais teólogos vem encontrando cada vez mais novas oportunidades neste sentido.

Outra particularidade é que não existe uma definição existente de grade curricular única para o curso. Desta forma cada uma das instituições de ensino oferecem uma forma própria para desenvolver os ensinamentos de forma diferente e muitas vezes dando um diferencial de oferecer a análise de sociologia da religião, ou ficando baseado em próprios textos de ordem sagrada. O curso tem uma duração média equivalente de quatro anos.

Veja as melhores instituições de ensino que oferecem o curso de Teologia no Brasil

Região Centro-Oeste
Goiás: PUC-Goiás

Região Nordeste
Alagoas: CESMAC
Bahia: UCSal
Ceará: FCRS
Pernambuco: Unicap

Região Sudeste
Minas Gerais: PUC-Minas; Católica de Uberlândia; FAJE
Rio de Janeiro: PUC-Rio
São Paulo: PUC-SP; PUC-Campinas; Mackenzie; Metodista; FIC; UniSal; Dehoniana

Região Sul
Paraná: PUCPR; FATADC; FEPAR
Rio Grande do Sul: PUCRS; UCPel; ULBRA; URI

Redação Vagas Abertas

Coordenação de jornalismo do Vagas Abertas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo