Cursos

Curso TÉCNICO DE PORTOS SENAI – Inscrição

Os portos são uma parte de toda a economia, pois é por essas entradas que muitas empresas realizam tanto as importações quanto a saída do que produzem. O Porto de Santos, seguramente, é um dos mais lembrados, mas o país possui outros que também recebem conteiners diariamente com todo tipo de carga: desde alimentos até mesmo roupas, carros e muito mais.

Considerando o que é exportado, muito do que passa pelos portos é carne: o Brasil é uma nação destacada com relação a esse produto e o meio pelo qual esses produtos são enviados é pelo porto. Por isso, um técnico desse ramo é vital para que diferentes etapas possam ser finalizadas.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) investe no curso de Técnico de Portos. Ele é ministrado em Santos e em outras regiões marítimas, mas os interessados podem encontrá-lo em mais unidades dessa escola também. Por meio desse curso, que possui 1.200 horas na sua carga horária, os estudantes aprendem, sempre na prática, os procedimentos que estão envolvidos nas exportações.

No currículo para esse curso, a instituição coloca sistema de qualidade, regimes aduaneiros, conferência documental, tributação, elementos da Geometria, Estatística, segurança nas operações, análise estrutural, armazenagem de sobressalentes e muito mais.

O objetivo é que aqueles que finalizam esse curso em Técnico de Portos saibam como conduzir tanto importações quanto exportações, orientando as companhias e tendo autonomia para que quaisquer questões tributárias ou com relação às cargas sejam sanadas. Os estudantes do SENAI também são ensinados a perceber quando existem possíveis crimes acontecendo nesse trâmite de cargas.

Inscrição

Os que desejam trabalhar com o ramo de portos devem acessar http://www.portaldaindustria.com.br/senai/ e, por esse link geral do SENAI, procurar as unidades e informar-se sobre aquelas que têm turmas para esse curso. Uma vez que elas são achadas, esses indivíduos deverão levar os documentos que ela especificar para fazer a sua matrícula.

As unidades do SENAI que têm o Técnico em Portos possuem calendários diferentes e os candidatos podem ser submetidos a algum processo seletivo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo