Cursos

Curso técnico Petróleo e Gás – SENAI

O setor de petróleo e de gás é um dos que mais está crescendo no Brasil. Nos últimos anos, depois dos anúncios das descobertas do Pré-sal, foi um verdadeiro estouro de ofertas nesta área. Além das iniciativas nacionais para a exploração deste bem natural importante para a economia do Brasil, também existem muitas empresas estrangeiras que passaram a visar o Brasil como um mercado em potencial.

Mas um dos grandes problemas enfrentados pelas empresas que atuam neste segmento é conseguir a mão de obra qualificada para atuação tanto com petróleo quanto com gás. A grande maioria das pessoas que passaram a atuar nestes segmentos contaram com o treinamento das próprias empresas.

download (5)

Curso de Petróleo e Gás do SENAI

Hoje em dia as companhias já não possuem mais tempo e capacidade para treinar as pessoas que desejam trabalhar nesta área, e a busca por pessoas que já estejam devidamente capacitadas acaba sendo ainda maior.

Com os novos achados, a indústria como um todo está trabalhando em um nível acima quando o assunto é complexidade, especialmente quando o assunto é logístico da extração como um todo. Portanto, é fundamental que as pessoas queiram trabalhar nesta área tenham um conhecimento mais avançado.

O Senai oferece o curso técnico de Petróleo e Gás em alguns estados, como o do Rio de Janeiro, que acaba absorvendo uma grande quantidade de profissionais desta área. Este curso tem como principal finalidade desenvolver uma série de habilidades que estão diretamente relacionadas à operação, monitoramento e controle de sistemas e utilidades.
A principal ênfase acaba sendo nas atividades inerentes ao processamento e também ao refino do petróleo. Com isso espera-se que os profissionais acabem desenvolvendo conhecimentos que permitam com que as pessoas consigam trabalhar nos projetos atuais das empresas que atuam no segmento de petróleo e gás.

Vale lembrar que existem diversos conhecimentos agregados que também acabam sendo importantes, tais como funcionamento dos sistemas de tratamento de água, refrigeração industrial, geração a ar comprimido, geração a vapor e também recuperação de condensado.

Para saber se o curso está disponível na sua região, se informe junto ao Senai mais perto da sua casa.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo