Cursos

Curso Vidraceiro Senai – Inscrição

A maioria dos estabelecimentos tem vidros e eles podem ser diferentes em sua espessura, em suas cores e até em sua resistência. Não é somente para fabricar os vidros que existem regras: até para fazer o encaixe em qualquer tipo de esquadria é preciso que se tenha uma medida correta: a firmeza, aliás, é importante porque o vidro não pode soltar-se, principalmente quando a janela em que ele está fica a uma grande altura.

Por intermédio do curso de Vidraceiro que é ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), aprende-se a instalação de cada tipo específico de vidro. Alguns assuntos que se tem nesse curso são vidros laminados, ferramentas, custos, aspectos de segurança, propriedades do vidro comum, cronograma e muito mais.

O tema “cronograma”, aliás, é relevante porque os novos vidraceiros precisam calcular de quantos dias necessitará para fazer o vidro, para preparar a esquadria e para encaixar os dois. Saber das margens que eles vão usar e dos custos também é vital e ensinado pelo SENAI. Essa formação é feita em 160 horas e a instituição não a inclui dentre as possíveis gratuidades do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC).

Em São Paulo, a única unidade na qual se acha mais regulamente esse curso é a do Tatuapé. Também há o curso de Vidraceiro para outros Estados e os estudantes dele têm um certificado. É recomendado que os matriculados tenham prévio conhecimento em vidros, pelo menos nas suas diferenças. A escolaridade padrão para esses cursos é 7° ano.

 

Mercado de trabalho

Os indivíduos que sabem atuar com vidros podem ser colaboradores de vidraçarias e também trabalhar fazendo a manutenção das esquadrias. Existem empresas que necessitam dos profissionais vidraceiros, inclusive as de reforma: é preciso que os imóveis tenham o vidro apropriado quando forem entregues.

 

Inscrição

Muitos alunos realizam as suas inscrições pelo site de cada unidade. O link no qual os interessados em ser vidraceiros podem achar essas filiais é o http://www.portaldaindustria.com.br/senai/. No caso das inscrições presenciais, o SENAI vai pedir documentos pessoais.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo