Cursos

Cursos gratuitos no SENAI Rio de Janeiro – RJ 2021 – Inscrição

Já que a indústria é um dos mercados nos quais mais há oportunidade para os cidadãos, é claro que também existirá a demanda por cursos nesse setor. No Estado do Rio de Janeiro, essa demanda é atendida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI RJ), que também é chamado de Firjan e tem vários cursos gratuitos.

Um dos maiores diferenciais é a grande qualificação dos seus professores: apenas pessoas de bastante experiência e com currículo satisfatório podem lecionar nas unidades cariocas do SENAI. Os estudantes também têm aulas práticas que são realizadas em bons laboratórios próprios, além da disponibilização das bibliotecas, nas quais existe um acervo bastante abrangente.

Os cursos do SENAI RJ são excelentes para várias indústrias, tais como TIC, Audiovisual, Têxtil e Confecção, Bolsas, Plástico, Construção Civil, Panificação, Construção Naval, Mobiliário, Joias e Bijuterias, Gráfica e Editorial, Metalmecânica e muito mais.

Cursos gratuitos no SENAI Rio de Janeiro RJ

A instituição tem diversos programas para cursos gratuitos, incluindo Aprendizagem Industrial, que permitem que os alunos consigam vagas de até 24 meses em várias empresas participantes; entretanto, os inscritos têm de estar entre os 14 e os 24 anos.

Mais um programa de gratuidade no SENAI RJ é o de Qualificação Setorial, do qual participam as unidades de Volta Redonda, Três Rios, Santa Cruz, Nova Friburgo, Macaé, Itaperuna, Duque de Caxias, Angra dos Reis, Vicente de Carvalho, São Gonçalo, Maracanã, Barra Mansa e outros. Os cursos do Programa de Qualificação Setorial podem ser de aperfeiçoamento profissional, de qualificação profissional ou técnico de Ensino Médio.

O SENAI carioca também tem processos seletivos para bolsas de estudos e alguns dos cursos possíveis (variando para cada unidade) são Meio Ambiente, Alimentos, Mecânica, Animação Digital, Madeira e Mobiliário, Automação, Logística, Construção Civil, Joalheria, Couro e Calçados, Gestão, Design, Metalurgia, Plástico e Borracha, Segurança do Trabalho, Têxtil e Vestuário, Bebidas e outros. O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), geralmente, tem a participação do SENAI RJ.

Como se inscrever para os cursos gratuitos do SENAI RJ

Para os cursos de Aprendizagem Industrial, recomenda-se ir à unidade carioca ou contatá-la por telefone para perguntar quais as opções que ela oferece. Já para o Programa de Qualificação Setorial, é preciso acessar https://firjansenai.com.br/cursorio/empresas/programas-gratuitos e esperar pelo edital do ano em questão.

O SENAI RJ também oferece cursos menores e à distância que são gratuitos e cujas inscrições são realizadas em http://www.eadsenai.com.br/virtual/ms/. Alguns dos disponíveis são Fundamentos da Logística, Tecnologia da Informação e Comunicação, Desenho Arquitetônico e outros. Se o curso tiver uma linha azul onde se lê “Gratuito”, é só clicar e criar um cadastro.

As dúvidas relacionadas aos cursos gratuitos das unidades cariocas podem ser sanadas no número 0800 0231 231 ou no 4002 0231. Pode-se pedir esclarecimentos à Firjan Rio usando o WhatsApp (21) 97256 3572 entre as 9h e as 18h, de segunda a sexta. O atendimento por e-mail é entre as 7h e as 19h30, de segunda a sexta, em faleconosco@firjan.com.br.

Redação Vagas Abertas

Coordenação de jornalismo do Vagas Abertas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo