Cursos

Cursos gratuitos SENAC 2023 – Inscrições, Datas

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) é uma escola de profissionalização encontrada em todo o país e que tem cursos de muitos tipos. Fundado no ano de 1946, essa instituição já passou de um milhão de alunos e faz parte do ensino superior também: além das escolas de formação técnica, há o Centro Universitário SENAC, que é uma faculdade que compete com outras bastante renomadas.

Os estudantes que fazem a matrícula são aceitos por meio de vestibular, apesar de alguns cursos não serem suscetíveis a esses processos seletivos: há alguns para os quais as pessoas só fazem a sua inscrição.

sena

Unidades: onde o SENAC está?

As pessoas de todas as regiões brasileiras têm o SENAC à disposição e, no site oficial, elas podem visualizar todas as escolas de acordo com o filtro de localidade que mais as interessa. Na região Nordeste, essas unidades estão em Sergipe, Piauí, Paraíba, Ceará, Alagoas, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Maranhão e Bahia.

Na região Norte, as unidades dessa escola ficam em cidades do Tocantins, Rondônia, Amazonas, Roraima, Pará, Amapá e também Acre. Os três Estados da Região Sul têm as suas unidades e, no Centro Oeste, elas estão em Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso.

A região Sudeste concentra uma parte significativa dessas franquias, principalmente por causa do Estado de São Paulo, onde há até mais de uma filial por cada município. As outras unidades federativas da região também estão equipadas com essas escolas.

Cursos: o que o SENAC oferece?

O mesmo curso tende a estar em várias unidades, principalmente quando é um dos mais tradicionais, como o técnico em Administração ou em Saúde. Todavia, há formações que não ficam disponíveis em determinadas escolas e o interessado precisa escolher outra da região.

Pode-se estudar Vendas, Relações Internacionais, Logística, Gestão de Pessoas, Empreendedorismo, Comércio Exterior, Técnicas Secretariais, Marketing, Liderança, Finanças, Administração Geral, Terapias Complementares, Podologia, Odontologia, Massoterapia, Português, Comunicação Social, Arte e Cultura, Informática para Escritório, Desenvolvimento de Sistemas, Modelagem, Desenvolvimento de Produtos e mais.

Tratando-se das modalidades dos cursos, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial tem Extensão Universitária, Aprendizagem, Livres, Pós-Graduação, In Company e a Graduação. Mencionando-se o curso In Company, as empresas de diferentes ramos pedem ao SENAC para que sejam ministrados alguns cursos de atualização e os docentes vão até essas empresas para isso.

Programa SENAC Gratuidade

Esse programa é comumente conhecido como PSG e fornece bolsas de estudos voltadas para muitos cursos do SENAC. A gratuidade desse programa serve para todas as unidades do país e, para alguém participar, a família precisa ter uma renda que não ultrapasse os dois salários mínimos per capita.

Quando uma pessoa solicita a bolsa de estudos em uma unidade, ela não pode pedir simultaneamente em outra. É fundamental também que o estudante que requisita essa gratuidade não tenha deixado nenhum dos cursos da instituição nos últimos 24 meses.

O procedimento para que uma pessoa faça a requisição é ter um login no portal e procurar o pedido de bolsa para que possa fazer um cadastro. A escola vai avaliar a condição financeira e outros parâmetros e comunicar se a bolsa será concedida. Quando comunicar a concessão, também comunicará os documentos a serem apresentado.

A segunda opção para quem quer gratuidade ao estudar no SENAC é usar o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC): muitos dos cursos técnicos da instituição estão registrados lá para as bolsas.

Biblioteca

Cada unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial tem uma biblioteca e o acervo dela é consultado por sistema informatizado. Dependendo de qual seja a filial, o indivíduo pode até vê-lo pelo seu login no portal; de toda forma, os funcionários têm o seu computador para conferir quais os livros estão emprestados e quais estão disponíveis.

O setor circulante também está disponível, ou seja, os estudantes podem procurar sozinhos pelas prateleiras quais são os livros que querem consultar, além de haver computadores liberados para que se façam pesquisas. As bibliotecas de muitas franquias têm o setor de braile e a inclusão dos estudantes não é só para os que são deficientes visuais: pessoas com limitações diversas podem estudar.

Cursos à distância e a gratuidade

Os cursos chamados de EAD podem ser de graça: no momento em que o indivíduo se inscreve para o PRONATEC ou mesmo para o Programa SENAC Gratuidade, ele pode determinar se quer que a formação seja presencial ou se quer a bolsa para algum curso à distância.

Todas as formações à distância disponibilizam certificado e, falando dos de pós-graduação, pode-se escolher Gestão de Pessoas, Controladoria e Finanças, Gestão da Segurança de Alimentos, Clouding Computing, Políticas Públicas e Projetos Sociais, Docência no Ensino Técnico e muito mais. Esses cursos gratuitos exigem que se faça tese e incluem aula presencial de vez em quando.

 

Como se fazem as inscrições para os cursos gratuitos?

As unidades divulgam quando têm cursos gratuitos e, quando eles são somente cursos de complementação, as pessoas inscrevem-se diretamente na secretaria. Quando o curso é por meio do Programa SENAC Gratuidade, o indivíduo acessa a página Estadual do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e procura pela aba do programa, fazendo a inscrição.

Por fim, para os cursos que são gratuitos devido ao PRONATEC, as inscrições são em http://sistec.mec.gov.br/meu-cadastro e semestrais. O calendário para elas é divulgado pelo Ministério da Educação e essa iniciativa comporta vagas remanescentes.

Contatos oficiais do SENAC

A página oficial é http://www.senac.br/ e, clicando em “unidades”, os interessados chegam até as páginas das outras escolas. Além disso, são visualizados os telefones dessas unidades e o seu endereço completo; para algumas, é mostrado o endereço de e-mail para orientações.

No Facebook, a página que abrange a todas essas escolas é a https://www.facebook.com/SenacBrasil/. Há uma unicamente para informar sobre os cursos à distância  e seus pormenores: https://www.facebook.com/SenacEADoficial/.

O telefone para as informações é o (21) 2136 5500 e as informações são referentes a todas as unidades; o SENAC SP tem diferentes vídeos no Youtube, inclusive sobre cursos gratuitos.

Redação Vagas Abertas

Coordenação de jornalismo do Vagas Abertas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo