Cursos

Cursos gratuitos SENAC 2022 – Inscrição, Grátis

Desde a década de 40, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAC) possibilita que os brasileiros consigam diversas profissões que sejam no ramo de relação com o consumidor. Há numerosas áreas de formação e a estrutura das suas franquias é muito boa, fazendo com que os estudantes do SENAC tenham boas possibilidades profissionais.

Essa instituição de ensino tem o diferencial de usar as escolas móveis para que as empresas possam fornecer cursos e para que as pessoas das localidades mais afastadas também estudem. Com a sua atividade educacional e com a formação que disponibiliza, o SENAC também se torna uma forma de a economia brasileira ser ajudada: inclusive porque insere os seus estudantes profissionalmente nas empresas parceiras.

SENAC 2016

Como são os cursos gratuitos?

Os cursos de muitos departamentos podem ser totalmente gratuitos e o SENAC disponibiliza-os regularmente, inclusive por um programa próprio. Ele é chamado de SENAC Gratuidade e dá bolsas de estudos, até mesmo de 100%, para os estudantes de muitos cursos: até os de nível mais alto, como a pós-graduação, podem ser de graça.

Para participar do SENAC Gratuidade, é necessário que a pessoa não tenha largado alguma formação da instituição, em qualquer unidade, nos últimos vinte e quatro meses. A renda também pode impedir as pessoas de usar essa gratuidade: se a renda per capita da família é maior que dois salários mínimos, elas não podem pedir a bolsa. Também é obrigatório que a pessoa solicite gratuidade em apenas uma franquia por vez.

O calendário para que se peçam as bolsas de estudo são de acordo com cada unidade, devendo-se olhar o site do Estado para informações. Por exemplo: uma pessoa que quer a bolsa para um curso na unidade de Porto Alegre precisa buscar o site do SENAC RS.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) é outra oportunidade para os que querem cursos gratuitos nessa instituição. Por meio desse programa federal, os cursos técnicos tornam-se gratuitos e há diferentes porcentagens de bolsa de estudos disponíveis.

Cursos técnicos: quais podem ser escolhidos?

Falando a respeito do PRONATEC, não se pode mencionar certamente quais os cursos técnicos que estarão com gratuidade disponível: as franquias da instituição liberam para o Ministério da Educação (MEC) cursos diversificados. As inscrições acontecem todos os semestres e o link http://sistec.mec.gov.br/meu-cadastro é do formulário.

Os cursos técnicos são Suporte em Informática, Assistente para Desenvolvimento de Aplicativos, Produção de Moda, Hospedagem, Nutrição e Dietética, Confeitaria, Restaurante e Bar, Cozinha, Estética, Especialização Técnica em Prótese Total, Saúde Bucal, Geoprocessamento, Assistente de Marketing e Vendas. Seguros, Inteligência em Comércios, Produção de Websites, Assistente de Arte, Processos Fotográficos, Paisagismo e muito mais.

Inscrições

Cada curso do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial pode ter o seu calendário exclusivo. O motivo é que, quando uma turma está acabando, a instituição libera novas inscrições e isso pode ser em muitas épocas do ano. Dessa forma, as pessoas que querem estar nessa instituição precisam sempre visualizar o site e informar-se sobre as novas inscrições para a gratuidade.

No caso de a pessoa esperar uma bolsa que seja pelo PRONATEC, as suas inscrições serão uma vez a cada semestre. Para conhecer as datas, utiliza-se o site do Ministério da Educação que foi apresentado acima.

Unidades

Praticamente todas as unidades federativas têm uma franquia do SENAC e elas são múltiplas nas cidades mais populosas. O link http://www.senac.br/ mostra cada uma das unidades: primeiro, há separação por cada região brasileira; com o mouse sobre elas, veem-se as unidades federativas e pode-se clicar nelas. Ocorre o direcionamento para a página do SENAC naquele Estado e as unidades dos seus municípios fica lá, inclusive com os seus telefones.

Muitos cidadãos querem entender mais sobre esse sistema de ensino antes de iniciar um curso e, ao lado das regiões, existe a parte Departamento Nacional. Ele apresenta a instituição a nível nacional, ou seja, quais são as atividades que estão em todas as franquias e a participação do SENAC na Economia.

Encaminhamento profissional

As parcerias entre essa instituição e as empresas é muito grande e elas costumam usar os cadastros das escolas como um banco de talentos. Por isso, é normal que os estudantes sejam chamados para entrevistas profissionais, desde que aceitem que seu currículo seja anunciado, é claro.

Esse encaminhamento é usado pelas pessoas que têm bolsas de estudos também, ou seja, não é um recurso exclusivo para os que pagam mensalidades. Além disso, as empresas que chamam para os processos seletivos são de todos os ramos, assegurando que as pessoas de quaisquer cursos tenham oportunidades.

Cursos à distância

Cada vez mais estudantes desejam que a sua formação profissional seja á distância e o motivo é que eles trabalham ou têm compromissos familiares e, assim, não podem ir sempre ao SENAC. Como o público para essas formações é muito grande, há um departamento todo de EAD onde se tratam das matrículas e de recursos multimídia, além de datas de processo seletivo.

A página exclusiva para os cursos à distância é a http://www.ead.senac.br/ e há programa de aprendizagem, cursos livres, graduação e muito mais. Nos cursos livres, que podem ser de graça, há Imagem Pessoal e Estilos Femininos, Espanhol Latino, Turco, Congelamento de Alimentos, Culinária Trivial, Cozinha Italiana, E-mail Marketing, Representante Comercial, Excel 2010, Word 2013, Boas Práticas em Segurança, Etiqueta à Mesa e outros.

Os cursos de Extensão podem ser Mediação Pedagógica, Perícia Contábil, Alimentos Funcionais, Turismo Sustentável, Primeiros Passos para Empreender, Produção de Conteúdos EAD e muito mais.

Como contatar o SENAC

Além de todos os links mostrados neste texto, há duas páginas do Facebook que são importantes para os que querem falar com o SENAC. Uma delas é a que dá notícias a respeito dos cursos à distância e que, por intermédio do bate papo, pode sanar dúvidas: https://www.facebook.com/SenacEADoficial/.

Outra página é a aquela que fala sobre todas as unidades nacionais dessa escola, anunciando as inscrições e também respondendo perguntas: https://www.facebook.com/SenacBrasil/. Pode-se usar o contato de cada unidade também e o telefone geral (21) 2136 5500.

Redação Vagas Abertas

Coordenação de jornalismo do Vagas Abertas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo