Cursos

Cursos Gratuitos SENAI RJ 2024 – Inscrições

O SENAI do Rio de Janeiro (SENAI-RJ) oferece uma variedade de cursos técnicos gratuitos em diferentes áreas de formação.

Esses cursos têm como objetivo capacitar os estudantes para ingressarem no mercado de trabalho, desenvolvendo competências técnicas e práticas relevantes para as indústrias.

Confira aqui alguns dos cursos que estão disponíveis para fazer no SENAI RJ em 2024:

Técnico em Automação Industrial

O curso técnico em Automação Industrial do SENAI-RJ pretende capacitar os estudantes para atuarem na área de automação industrial, desenvolvendo competências técnicas e práticas necessárias para trabalhar com sistemas automatizados em diversos segmentos industriais.

Um bom profissional precisa realizar a manutenção de Sistemas Automatizados, além de ter noções básicas de manutenção preventiva e corretiva de sistemas automatizados, identificação e solução de problemas.

Técnico em Eletromecânica

O curso técnico em Eletromecânica do SENAI-RJ capacita os estudantes para atuarem na área de eletromecânica, que envolve a integração entre os conhecimentos de eletricidade e mecânica, preparando-os para trabalhar com sistemas e equipamentos que combinam componentes elétricos e mecânicos.

Aqui os alunos são treinados para identificar e diagnosticar problemas em sistemas eletromecânicos, utilizando ferramentas e técnicas adequadas para solucionar essas questões e restabelecer o funcionamento correto dos equipamentos.

Técnico em Eletrônica

Durante o curso, os alunos vão aprender sobre uma série de temas que são muito importantes dentro da eletrônica.

Um deles e dos mais importantes é o da Eletricidade Básica, que compreende o estudo dos princípios fundamentais da eletricidade, como corrente elétrica, tensão, resistência, leis de Ohm, circuitos elétricos básicos e componentes eletrônicos.

Passando da parte básica, será necessário entender sobre Eletrônica Analógica, que envolve o conhecimento sobre circuitos eletrônicos analógicos, como amplificadores, filtros, osciladores, retificadores, entre outros. Os alunos aprendem a projetar, analisar e montar esses circuitos.

Técnico em Alimentos

O Técnico em Alimentos que adquire a formação pelo SENAI-RJ precisa adquirir conhecimentos e habilidades para estar atuando na indústria alimentícia, sempre procurando dar a sua contribuição para a qualidade e alimentos que devem chegar às prateleiras com o máximo de higiene e segurança.

O técnico em alimentos atua na operação e processamento de alimentos, sendo responsável por todas as etapas de produção, além de garantir a confirmação de matérias-primas.

Como obter informações com o SENAI RJ?

Para obter informações sobre os cursos, inscrições e demais detalhes junto ao SENAI-RJ, você pode utilizar os seguintes canais de comunicação:

  1. Site oficial: Acesse o site do SENAI-RJ (https://www.firjan.com.br/senai/) e procure pelas informações desejadas. No site, você encontrará informações sobre os cursos oferecidos, unidades, formas de ingresso, entre outros.
  2. Central de Atendimento: Entre em contato com a Central de Atendimento do SENAI-RJ pelo telefone (21) 4002-0231. Você poderá tirar suas dúvidas diretamente com um atendente e obter informações sobre cursos, inscrições e demais assuntos relacionados.
  3. Unidades do SENAI-RJ: Visite pessoalmente uma unidade do SENAI-RJ mais próxima de você. Lá, você poderá obter informações diretamente com os atendentes, conhecer as instalações e obter orientações sobre os cursos disponíveis.

Unidades SENAI Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro disponibiliza várias unidades do SENAI para todos os interessados em usufruir de ensino de qualidade voltado para a prática de atividades voltadas ao meio industrial.
Veja, abaixo, quais as principais unidades localizadas no RJ.

– SENAI Tijuca
Endereço: R. Moraes e Silva, 53 – Tijuca – Rio de Janeiro / RJ
E-mail: unoptijuca.educa@rj.senai.br
Telefone: (21) 3872-9700

– SENAI Duque de Caxias
Endereço: Tr. Arthur Goulart, 124 – Centro – Duque de Caxias / RJ
E-mail: sacduc.atendimento@firjan.org.br
Telefone: (21) 3862-8300

– SENAI Petropólis
Endereço: R. Bingen, 130 – Bingen – Petrópolis / RJ
E-mail: sacpet.atendimento@firjan.org.br
Telefone: (24) 2233-5600

– SENAI Niterói
Endereço: R. General Castrioto, 460 – Barreto – Niterói / RJ
E-mail: cfpnit.callcenter@rj.senai.br
Telefone: (21) 2624-9750

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo