Cursos técnicos Gratuitos SENAI 2018 – Inscrição, Grátis

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é uma rede de escolas que trabalha com profissionalização e com atendimento para as indústrias. Tratando-se desse tipo de atendimento, ele tem testes laboratoriais e de tecnologia, podendo prestar consultoria para muitas das companhias.

Já no caso dos cursos, a maior parte deles é de formação técnica, com diferentes opções para a formação inicial e continuada também. O objetivo dessa instituição é fazer com que as pessoas que estudam nela tenham um elevado grau de conhecimento prático e também teórico, além de as próprias empresas poderem contratar indivíduos que vão mesmo cooperar com as suas produções.

cursos-senai-01

Cursos: o que o SENAI tem?

As formações dessa instituição englobam muitos setores industriais e, mencionando-se especificamente os cursos técnicos, alguns são Estofamento de Móveis, Eletrônica, Usinagem Mecânica, Gráfica e Editorial, Couro e Calçado, Mecatrônica, Construção Civil, Saúde do Trabalho, Alimentos e Bebidas e mais.

Não são todos os cursos que são ministrados em todas as suas franquias. Quando uma pessoa quer estudar na unidade X, é comum que ela descubra que os cursos que estão lá não incluem o que ela quer e, nessa situação, ela tem de procurar outro SENAI na cidade ou em alguma cidade próxima.

 Como os cursos do SENAI funcionam?

Os indivíduos que realizam os cursos fazem-no em salas de aula que são equipadas com alguns maquinários para que os docentes possam ilustrar aquilo que estão explicando. Aliás, esses professores são pessoas que já atuam no seu segmento industrial há anos e que, por isso, podem apresentar uma noção absolutamente ampla.

Mesmo com os maquinários que são incluídos nas salas de aula, o SENAI ainda tem laboratórios completos e com focos variados para que todos os cursos tenham aulas práticas de qualidade. Os seus alunos têm certificado quando a sua frequência é satisfatória e quando o seu desempenho referente às notas também é bom. Além disso, há cursos que exigem estágio supervisionado e os estudantes têm de entrega-lo para receber o certificado.

Unidades

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial faz parte de todos os municípios e, dependendo de qual é a extensão dele e de quantas pessoas residem, são instaladas até mais de uma unidade. Nem sempre elas são apenas para cursos técnicos ou de formação inicial e contínua: elas podem ter cursos de extensão e há as faculdades do SENAI.

No Ceará, por exemplo, as unidades estão em São Gonçalo do Amarante, Maracanaú, Horizonte, Sobral, Juazeiro e Fortaleza. No Paraná, há mais unidades: Rolândia, Quatro Barras, Palmas, Bocaiúva do Sul, Arapongas, União da Vitória, Pato Branco, Francisco Beltrão, Assaí e outros.

Para localizar cada uma das unidades dessa instituição, utiliza-se o site da central do SENAI: http://www.portaldaindustria.com.br/senai/canais/educacao-profissional/escolas-e-faculdades/. Basta escolher a unidade federativa e depois visualizar na barra ao lado quais são as cidades com as escolas. Clicando em um dos municípios, a unidade é mostrada no mapa.

Cursos à distância

A educação à distância tornou-se uma espécie de necessidade, ao se considerar que os indivíduos necessitam de qualificação constante, mas que eles têm sempre menos tempo para poder ficar em uma instituição de ensino. Desse modo, a educação EAD é um meio de solução e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial possui muitos cursos nessa modalidade.

Mesmo à distância, os materiais escolares são de alta tecnologia, com muitos vídeos e com bibliografia respeitada. Além disso, existem as aulas presenciais nos polos e, nelas, os estudantes têm também inteiração social com os outros alunos e com o seu tutor. Ressalta-se que os tutores ficam disponíveis mesmo antes das aulas presenciais: uma das opções que ficam no ambiente virtual é falar com esses tutores.

Os cursos técnicos que podem ser realizados à distância são muitos, como Vestuário, Telecomunicações, Refrigeração e Climatização, Química, Metalurgia, Mecatrônica, Suporte de Informática, Logística, Edificações, Construção Civil, Alimentos, Têxtil Segurança do Trabalho, Rede de Computadores, Petróleo e Gás, Meio Ambiente, Mecânica, Manutenção Automotiva, Eletromecânica, Controle Ambiental e outros.

Na parte de Iniciação Profissional, as formações à distância são TI e Comunicação, Propriedade Intelectual, Metrologia, Lógica da Programação, Finanças Pessoais, Educação Ambiental, Segurança do Trabalho, Mecânica Automobilística, Logística, Legislação Trabalhista, Empreendedorismo e Consumo Consciente de Energia.

Como os cursos gratuitos do SENAI podem ser conseguidos?

Normalmente, o SENAI tem alguns cursos que são de graça, mas que ainda fornecem boa qualificação. Há vagas limitadas para eles e é importante acompanhar o site da unidade de interesse para não perder quando ela tiver esse tipo de curso.

Por outro lado, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) também faz com que os cidadãos consigam estudar gratuitamente. As inscrições para ele ocorrem todo semestre e, a cada ano, as datas são diferentes. O Ministério da Educação (MEC) é quem divulga os dias das inscrições e o link para saber é http://sistec.mec.gov.br/meu-cadastro, além de as unidades poderem dar informações.

 

Oportunidades profissionais

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial é parceiro de uma quantidade bem grande de empresas e elas, além de contratarem os seus serviços industriais, também contratam muitos estudantes da instituição.

Os alunos que quiserem podem ser parte do banco de talentos que fica à disposição dos recrutadores e, com isso, vão para os processos seletivos. Mesmo que eles não sejam admitidos por esses parceiros, o SENAI faz com que o currículo desses estudantes seja bem visto, já que é uma das maiores instituições educacionais do país.

Inclusão

Os estudantes com muitos tipos de dificuldades podem fazer os cursos, inclusive porque as unidades são todas adaptadas, desde o seu pátio até os corredores e os seus laboratórios.

Contatos oficiais

Há um site para as unidades de cada unidade federativa, mas também se tem uma página que trata do SENAI como um sistema geral: http://www.portaldaindustria.com.br/senai/. Através dela, todas as unidades são encontradas e com os seus devidos telefones e endereços.

A instituição possui um canal no Youtube, que é o SENAI Nacional: https://www.youtube.com/user/senaibr. As informações com relação a tudo desse sistema podem ser pedidas em https://www.facebook.com/senainacional/?ref=br_rs e o telefone é (61) 3317 9000.


 



93 Comentários

  1. iara alves
  2. Cleber Lebe França da Costa.
  3. Jameslau
  4. Edvar
  5. daniel Alves
  6. Alan Pereira Sousa
  7. Renan marques dos santos
  8. Dorivaldo de Lima Barbosa
  9. ana

Deixe um Comentário: