Cursos

Cursos técnicos Gratuitos IFRJ 2021 – Inscrições e Vestibular

O Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) proporciona cursos técnicos subsequentes e integrados (podendo ser ao EJA ou ao Ensino Médio), com professores de muita experiência. Os cursos oferecidos são pontuais, considerando o que o mercado brasileiro mais tem procurado, e utiliza recursos tecnológicos variados para a aprendizagem, como incríveis laboratórios.

A educação à distância se faz presente no IFRJ: os estudantes têm módulos diversos em EAD, apesar de os integrados serem sempre presenciais. Ao todo, são 15 unidades cariocas: Volta Redonda, Rio de Janeiro, Pinheiral, Nilópolis, Duque de Caxias, São João do Meriti, Resende, Paracambi, Mesquita, Belford Roxo, São Gonçalo, Realengo, Niterói, Engenheiro Paulo de Frontin e Arraial do Cabo.

A instituição federal de educação também apresenta muitos comitês de temas distintos, sendo de Ética em Pesquisa, Ética no Uso de Animais, Agenda Ambiental da Administração Pública, Governança Corporativa, Supervisão dos Planos de Carreira e Ética.

Cursos técnicos IFRJ 2021

Não há nenhum curso do Instituto Federal do Rio de Janeiro que seja pago e as 15 unidades tendem a disponibilizar cursos diferentes. No geral, os subsequentes que a rede oferece são Química, Plásticos, Paisagismo, Meio Ambiente, Informática para Internet, Eletrotécnica, Artesanato, Administração, Segurança do Trabalho, Produção de Moda, Petróleo e Gás, Metrologia, Massoterapia, Guia de Turismo, Artes Circenses e Agente Comunitário de Saúde.

Os integrados ao EJA podem ser Manutenção e Suporte em Informática e Agroindústria. Os integrados ao Ensino Médio são Petróleo e Gás, Mecânica, Informática, Farmácia, Controle Ambiental, Automação Industrial, Agropecuária, Administração, Química, Meio Ambiente, Informática para Internet, Guia de Turismo, Eletrotécnica, Biotecnologia, Alimentos e Agroindústria. Dentre os cursos técnicos em EAD, há Lazer, Serviços Públicos, Agente Comunitário de Saúde e Secretaria Escolar.

Selecionando qualquer um dos cursos apresentados nos parágrafos anteriores, o interessado verá em quais campus eles estão disponíveis. O integrado em Eletrotécnica, por exemplo, é oferecido em Paracambi; Meio Ambiente pode ser cursado na capital e em Pinheiral. Biotecnologia também está disponível na unidade da capital carioca.

Como se inscrever para os cursos técnicos do IFRJ 2021

Os cursos do Instituto Federal do Rio de Janeiro recebem inscrições anualmente ou semestralmente e a população poderá acompanhar as aberturas usando o site https://portal.ifrj.edu.br/. À esquerda, um dos itens da barra de informações será “Processos seletivos/concursos”, escrito na cor verde.

Clicando em “Cursos Técnicos”, outro menu vai aparecer para que se escolha entre integrados, subsequentes e integrados ao EJA. Selecionando algum, os editais disponíveis serão apresentados, com a palavra “novo” caso sejam recentes. A área para inscrição estará visível junto aos editais. Para consultar qual é a periodicidade dos editais, o cidadão clica em “Cursos Técnicos”, no tipo de curso, em “Saiba mais” e procura por “periodicidade letiva”.

O link com todos os departamentos do Instituto Federal do Rio de Janeiro e seus telefones está em http://telefonia.ifrj.edu.br/. Para falar com o gabinete, pode-se usar o e-mail gr@ifrj.edu.br; o telefone da reitoria carioca é o (21) 3293 6000 e a reitoria geral está na capital do Estado, na Praça da Bandeira.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo